A DIALÉTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Lílian Anna Wachowicz Professora/Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3541

Resumo

O ponto de partida para o método dialético na pesquisa é a análise crítica do objeto a ser pesquisado, o que significa encontrar as determinações que o fazem ser o que é. Tais determinações têm que ser tomadas pelas suas relações, pois a compreensão do objeto deverá contar com a totalidade do processo, na linha da intencionalidade do estudo, que é estabelecer as bases teóricas para sua transformação. Uma das características do método dialético é a contextualização do problema a ser pesquisado, podendo efetivar-se mediante respostas às questões: quem faz pesquisa, quando, onde e para que? Não se trata de subjetivismos, mas de historicidade, uma vez que a relação sujeito e objeto na Dialética vêm a cumprir-se pela ação de pensar. As sínteses são constituídas numa relação de tensão, porque a realidade contém contradições. Assim, a totalidade, a historicidade e a contradição são as categorias metodológicas mais importantes na Dialética. Quanto às categorias simples, que se referem ao conteúdo do objeto, são definidas segundo o tema do problema a ser pesquisado. Neste artigo, a ilustração do método dialético toma como objeto de uma pesquisa a educação escolar, e o trabalho do professor como sua determinação principal.

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Publicado

2001-07-17

Como Citar

Wachowicz, L. A. (2001). A DIALÉTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 2(3), 171–181 . https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3541

Edição

Seção

Documentos