SABERES DOCENTES E PROCESSOS FORMATIVOS

Autores

  • Neuza Bertoni Pinto Professora Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3499

Resumo

Este artigo objetiva discutir a formação do professor universitário, a partir de uma reflexão sobre a natureza e as características dos saberes docentes. Ao focalizar a pluralidade desses saberes, destacou-se o eixo estruturante dessa formação - os saberes da experiência- e a necessidade de uma formação pedagógica que supere o modelo de racionalidade técnica e investigue as relações de poder envolvidas nesses saberes, identificando, na práxis docente, os limites e as possibilidades da profissionalização docente frente ao papel da universidade e o atual projeto educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARR, W. e KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza : la investigaciónaçción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.

CANDAU, V. M.( Org.). A Didática em questão. Petrópolis, Vozes, 1984.

CHEVALLARD, Y . La transposition didactique: du savoir savant au savoir

enseigné. Grenoble, La Pensée Sauvage, 1985.

CUNHA, M. I. e LEITE, D.B.C. Decisões pedagógicas e estruturas de poder na universidade. Campinas/SP: Papirus, 1996.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 4ª ed. São Paulo:

Cortez, Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2000.

GARCÍA, C. M. Formación del profesorado para el cambio educativo.

Barcelona, PPU S. A ., 1994.

GOMEZ, Angel I.Pérez. «A formação de professores: novas perpectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor». In: NÓVOA, A . (Coord). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992, pp. 93- 114.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS . Diretoria de Informações e Estatísticas Educacionais ( Inep/MEC/Seec) . Censo do Ensino Superior. 1998: Brasília: Inep, 1999. http://www.inep.gov.br

NÓVOA, A . (Coord. ). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.

PERRENOUD, PH. La formation des enseignants entre théorie et pratique.

Paris: Éditions L’Harmattan, 1994.

______. Práticas Pedagógicas, Profissão Docente e Formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993.

______. Pédagogie differenciée: des intentions à l’ action . Paris: ESF Éditeur, 1997.

PIMENTA, S. G. ( Org.). Didática e formação de professores: percursos e

perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.

TARDIF, M. “Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente”. In: Teoria e Educação , n. 4, Porto Alegre: Pannonica, 1991, p. 215- 233.

_______. “ Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários”. Quebec, CRIFPE 1999.

Downloads

Publicado

2001-07-17

Como Citar

Bertoni Pinto, N. (2001). SABERES DOCENTES E PROCESSOS FORMATIVOS. Revista Diálogo Educacional, 2(3), 43–57. https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3499

Edição

Seção

Artigos