O PARADOXO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE NO BRASIL

Autores

  • Cesar Candiotto Mestre em Educação pela PUCPR e Doutorando em Filosofia pela PUCSP. Professor do Curso de Filosofia da PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3487

Resumo

O artigo em questão pretende mostrar o vínculo entre educação e desenvolvimento no âmbito das políticas governamentais de avaliação institucional das universidades no Brasil. Busca-se mostrar que tais políticas tendem a adotar o conceito de qualidade total próprio da gestão empresarial. Entretanto, para o autor, a qualidade da universidade pública não pode ser medida pela eficiência/produtividade equacionada pela relação custos/benefícios. Antes, por ser uma instituição pública, a universidade deve preocupar-se sim com a produção do saber e com a qualidade sócio-política, pois seu objetivo não é o lucro e sim atender as demandas por uma educação melhor e uma sociedade mais democrática.

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Publicado

2001-07-17

Como Citar

Candiotto, C. (2001). O PARADOXO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE NO BRASIL. Revista Diálogo Educacional, 2(3), 9–30. https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3487

Edição

Seção

Artigos