O PERFIL DO ADMINISTRADOR ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS CONCEPÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO.

Alice Botler, Ana Lúcia Borba, Carla Ferreira

Resumo


Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada sobre as mudanças do perfil e da prática do administrador escolar frente às recentes perspectivas conjunturais que contribuem para a emergência de novos conceitos em educação. Através de uma viagem no tempo, analisa-se as diferentes abordagens que influenciaram a administração e, particularmente, a administração escolar, levando-se em conta especialmente os autores clássicos como Taylor, Fayol, Mayo. As mudanças sócio-político-econômico-culturais que vem se processando na sociedade nos últimos anos, repercutem na organização da escola e trazem à tona conceitos como democracia, participação e descentralização de poder. Com o intuito de investigar a realidade, apresenta-se um estudo com 20 diretores do sistema escolar de Recife, Pernambuco, realizado através de entrevistas que pretendiam captar as concepções que tinham de educação, de administração escolar e de democracia, na perspectiva do confronto entre teoria e prática cotidiana.

Texto completo:

PDF

Referências


BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 4ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

CARDOSO, Jarbas. Planejamento na escola: o projeto político-pedagógico. In Revista de Administração Educacional. Recife, v.1,nº3 (pp.33-44), jul/dez, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: abordagens prescritivas e normativas da administração. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

DE TOMMASI (org). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.

FALCÃO FILHO, José Leão. Formação e prática do educador: antigos e novos paradigmas. In Revista de Administração Educacional. Recife, v.1,nº1 (pp47-58) jan/jul,1997

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995.

GANDIM, Danilo. A prática do planejamento participativo na educação.

Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão.. 4ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

HOLLANDA, Aurélio Buarque. Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 8ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

WEBER, Silke. Democratização e descentralização: políticas e práticas. Revista Brasileira de Educação Escolar. Brasília, v9,nº2 (9-25), jul/dez,1983.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v1i2.3445

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat