O PERFIL DO ADMINISTRADOR ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS CONCEPÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO.

Autores

  • Alice Botler Mestre em Política e Planejamento Educacionais, doutoranda em Ciências Sociais e professora da UFPE.
  • Ana Lúcia Borba Especialista em Gestão Educacional e professoras da rede de ensino do Recife.
  • Carla Ferreira Especialista em Gestão Educacional e professoras da rede de ensino do Recife.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3445

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada sobre as mudanças do perfil e da prática do administrador escolar frente às recentes perspectivas conjunturais que contribuem para a emergência de novos conceitos em educação. Através de uma viagem no tempo, analisa-se as diferentes abordagens que influenciaram a administração e, particularmente, a administração escolar, levando-se em conta especialmente os autores clássicos como Taylor, Fayol, Mayo. As mudanças sócio-político-econômico-culturais que vem se processando na sociedade nos últimos anos, repercutem na organização da escola e trazem à tona conceitos como democracia, participação e descentralização de poder. Com o intuito de investigar a realidade, apresenta-se um estudo com 20 diretores do sistema escolar de Recife, Pernambuco, realizado através de entrevistas que pretendiam captar as concepções que tinham de educação, de administração escolar e de democracia, na perspectiva do confronto entre teoria e prática cotidiana.

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Publicado

2000-07-17

Como Citar

Botler, A., Borba, A. L., & Ferreira, C. (2000). O PERFIL DO ADMINISTRADOR ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS CONCEPÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 1(2), 1–170. https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3445

Edição

Seção

Artigos