O CONHECIMENTO E A LEITURA FECUNDAM A TERRA LIVRE

Marta Morais da Costa

Resumo


Estuda-se a relação entre leitura, escola e conhecimento, numa linguagem que alterna a ficção com a dissertação, partindo da história da pesquisa realizada pelo Professor & Leitor em uma biblioteca, com a finalidade de escrever um texto sobre definições de conhecimento, sua função e utilização na escola. Ao buscar nas estantes de livros, a personagem vai dialogando com filósofos, historiadores, educadores, psicólogos, dramaturgos e literatos, construindo uma rede de articulações de sentidos múltiplos para o conceito de conhecimento. Ao mesmo tempo, apresenta uma visão crítica sobre o estado da educação e seus comportamentos diante do saber e da necessidade de formação de alunos intelectualmente competentes.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Que raio de professora sou eu? São Paulo, SP:

Scipione, 1990.

BORGES, Jorge Luís. História da eternidade. São Paulo, SP: Globo, 1991.

BRECHT, Bertolt. De que serve a bondade. In: ______. Poemas: 1913-1956. Sel. e trad. de Paulo C. Souza. São Paulo, SP: Brasiliense, 1986.

DROZ, Geneviève. Mitos platônicos. Portugal: Europa-América, s.d.

GALEANO, Eduardo. As caras e as máscaras. Rio de Janeiro, RJ: Nova

Fronteira, 1985.

GOETHE, J. W. Fausto. Trad. Sílvio Meira. São Paulo, SP: Abril Cultural, 1976.

LOBATO, Monteiro. Aritmética da Emília. 15. ed. São Paulo, SP: Brasiliense,

______. Serões de Dona Benta. 11. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1977.

MORA, José Ferrater. Dicionário de Filosofia abreviado. Buenos Aires:

Sudamericana, 1970.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 2.ed. Trad. Maria D. Alexandre; Mª Alice S. Dória. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand do Brasil, 1998.

NUNES, Lygia Bojunga. Corda bamba. 10. ed. São Paulo, SP: Agir, 1987.

PRADO JR, Caio. A dialética do conhecimento. 2. ed. São Paulo, SP:

Brasiliense, 1980.

WHITMONT, Edward C. A busca do símbolo: conceitos básicos da Psicologia Analítica. São Paulo, SP: Cultrix, s.d.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v6i18.3388

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat