POSSIBILIDADES E LIMITES DE HISTÓRIAS DE VIDA POR MEIO DE DEPOIMENTOS ORAIS NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Rosa Lydia Teixeira Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR
  • Luciene Guiraud Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3373

Resumo

A história de vida embora se manifeste como uma possibilidade de construção autobiográfica apresenta limites importantes que não podem ser descurados pelo pesquisador que a toma como procedimento de investigação (BOURDIEU, 2006), (LEVI, 2006). Bourdieu faz crítica contundente à história de vida e por isso aponta alguns limites. Este trabalho trata de proceder inicialmente à reflexão sobre essa crítica para apontar possibilidades de pesquisa de história de formação de professores por meio do uso de depoimentos orais. Tem em conta os mesmos alertas feitos ao uso da história de vida como construção historiográfica. Enfatiza a opção pelo uso de depoimentos orais em ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 671-687, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 671-686, set./dez. 2009 672 história de formação de professores, trazendo exemplos de alguns estudos que se mostraram promissores nesse sentido. São eles: (ALBUQUERQUE, 2008; CORDEIRO, 2006; KLODZINSKI, 2008; PEROBELLI, 2008). Trata-se de um estudo vinculado a um projeto de pesquisa sobre história de formação de professores que tem a preocupação de centrar seus dados em depoimentos orais provenientes de professores para corroborar ou problematizar a legislação ou os projetos e currículos de formação, incluindo e, ao mesmo tempo, atribuindo também importância ao sujeito no processo histórico. Nesse sentido, da história da formação também fazem ou fizeram parte os sujeitos que nela estão ou estiveram inseridos. Por isso eles são entendidos como fontes importantes ao lado das tradicionalmente usadas em pesquisa histórica. Busca-se, portanto, pensar sobre a importância de apreender dos sujeitos como eles desenvolveram seu conhecimento durante sua formação profissional, e como ela se vincula ao ideário em voga nos meios educacionais em se tratando de história e espaço.

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Publicado

2009-07-07

Como Citar

Teixeira Corrêa, R. L., & Guiraud, L. (2009). POSSIBILIDADES E LIMITES DE HISTÓRIAS DE VIDA POR MEIO DE DEPOIMENTOS ORAIS NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Diálogo Educacional, 9(28), 671–686. https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3373