PRODUZIR UM BOM TEXTO: TAREFA POSSÍVEL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Jayme Ferreira Bueno Doutor em Letras, é professor do Programa de Mestrado em Educação da PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3283

Resumo

Ao iniciar esta exposição, pretendo esclarecer o que neste trabalho se considera um “bom texto”. Aqui, o texto de qualidade é concebido como aquele cuja leitura se torna fluente e de fácil compreensão, por organizar- se de forma coesa e coerente e apresentar-se com uma linguagem adequada ao tema que, nele, está sendo desenvolvido. Forma e conteúdo ou, caso se prefira, significante e significado devem fundir-se num todo harmonioso. Esse todo, à semelhança de um ser vivo, apresentará suas partes devidamente ordenadas e agindo, não de modo isolado, cada uma por si, mas, de forma integrada, em função da nova unidade constituída, Assim já preconizava, na Antigüidade Clássica, o autor da Poética, ao tratar da estrutura do mito.

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Publicado

2000-07-17

Como Citar

Ferreira Bueno, J. (2000). PRODUZIR UM BOM TEXTO: TAREFA POSSÍVEL NO ENSINO SUPERIOR. Revista Diálogo Educacional, 1(2), 1–170. https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3283

Edição

Seção

Artigos