EDUCAÇÃO FORMAL e TREINAMENTO: confundir para doutrinar e dominar

Autores

  • Valdo José Cavallet Professor da UFPR. Mestre em Agronomia pela UFPR. Doutor em Educação pela USP. Estudos Complementares em Desenvolvimento e Formação Profissional pela Universidade de Pisa/Itália.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3277

Resumo

Nos dois últimos séculos, com inúmeras inovações tecnológicas e estruturais, com o avanço significativo da Ciência, com as rupturas nas tradições, nas formas de expressão e das relações humanas, pelo aumento da velocidade e a diminuição das distâncias de espaço e tempo, com a ênfase dada na personalização, na competitividade e na simulação do cotidiano pelas imagens intensificadas dos meios de comunicação de massa, as instituições sociais encarregadas da educação passaram a viver um dualismo: a formação integral, do homem para a vida, e a formação técnica e especializada, do homem para o trabalho. Estes aspectos podem ser dicotômicos ou complementares. A disputa pela hegemonia da concepção econômica de educação, que seria determinada pelo mercado, sobre a concepção social e humana, voltada ao desenvolvimento integral do homem, representaria o aspecto dicotômico na medida que tem uma expectativa de não mudar o homem do ponto de vista de sua construção, mas adaptá-lo ao mundo do trabalho que está em mudança. A complementaridade dos aspectos ocorreria ao se estabelecer conscientemente o desenvolvimento de ambas as formas, com métodos apropriados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, Claudio Moura. Pais não sabem o que procurar. Revista Época,

São Paulo, n. 73, p.88, 11 out. 1999.

CAVALLET, Valdo José. A formação do engenheiro agrônomo em questão: a expectativa de um profissiomal que atenda as demandas sociais do século XXI. São Paulo, 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo.

DE MASI, Domenico. Desenvolvimento sem trabalho. 2. ed. São Paulo:

Esfera, 1999.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de

Vigotski. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17. ed. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

JORGE, Leila. Inovação curricular: além da mudança dos conteúdos.

Piracicaba: Unimep, 1993.

TOMMASI, Livia; WARDE, Miriam Jorge; HADDAD, Sérgio (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

Downloads

Publicado

2000-07-17

Como Citar

Cavallet, V. J. (2000). EDUCAÇÃO FORMAL e TREINAMENTO: confundir para doutrinar e dominar. Revista Diálogo Educacional, 1(2), 1–170. https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3277

Edição

Seção

Artigos