O CURRÍCULO ACADÊMICO

Zélia Milléo Pavão

Resumo


Um dos grandes filósofos contemporâneos, Herbert Marcuse escreveu um livro cujo título – O HOMEM DE UMA SÓ DIMENSÃO, levou filósofos e sociólogos a retomarem a discussão sobre a inserção do fenômeno sociológico numa reflexão filosófica, a partir da idéia central de que o homem não é simplesmente um ser que cria mecanicamente os fatos sociais, mas é um ser relativamente livre, que faz história, tende a realizar seus projetos e se empenha no possível. Desse modo , pode-se inferir que, na história e até hoje, o homem se define por suas dimensões: a do real e a do possível. Que se esteja ou não de acordo com as análises contidas na obra de Marcuse, a tese tem o grande mérito de alertar para o perigo de uma redução quase total da dimensão humana do possível à dimensão do real: os homens acabariam, então, por estarem de tal modo adaptadas a realidade que só existiria uma dimensão, a da submissão à ordem existente. ( Goldmann, 1984). Esta reflexão inspirada na obra de Lucien Goldmann – EPISTEMOLOGIA E FILOSOFIA POLÍTICA – não deve ser apenas do domínio da Filosofia e da Sociologia, mas também, da Ciência da Educação. A teoria do currículo é o fórum da educação para discussão das dimensões a que o homem deve ser elevado para começar o próximo século com a dignidade que lhe é inerente. A concepção de currículo evoluiu acompanhando o desenvolvimento das ciências da educação aplicadas a diferentes áreas do conhecimento. A questão fundamental no âmbito dos estudos sobre currículo resume- se na explicação do que deve ser aprendido (conteúdo) e do como deve ser aprendido (ação).

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Referências


GOLDMANN, Lucien. Epistemologia e filosofia política. Porto Editorial Presença, 1984.

APPLE, Michael & GIROUX, Henry. In: MOREIRA e SILVA (Org.). Currículo,

cultura e sociedade. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

TABA, Hilda. Elaboración del currículo. Teoria y prática. Ediciones Troquel

S.A., Buenos Aires, 1974.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v1i2.3271

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