ECOEDUCAÇÃO: um desafio permanente

Autores

  • Sérgio R. Junqueira Doutor em Ciências da Educação – Professor Programa de Mestrado em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3265

Resumo

A Educação é um desafio permanente, seja por questões da política de organização e operacionalização, seja pelo desenvolvimento das questões relacionadas ao ensino aprendizagem. O pensar e o atuar na área da educação tornam-se um convite a um envolvimento num estar em movimento (“EDUCERE”). Com o avanço das técnicas, da complexidade da sociedade, novas variáveis estão sendo acentuadas, sobretudo no que se refere ao TEMPO e ao ESPAÇO. O movimento da educação ocorre em contextos diversificados, tanto no espaço (“OIKOS”) concreto, como no virtual. Queremos propor uma reflexão a partir do movimento que ocorre em espaços diferentes, que subsidiem a discussão sobre a formação do pedagogo para este novo tempo, para que se supere a perspectiva de profissionais tarefeiros, dando lugar a indivíduos que assumam com maior intensidade uma ação-reflexiva capaz de real intervenção pedagógica, de maneira privilegiada no campo da escola. São destes pressupostos que nasce o termo ECOEDUCAÇÃO1, ou a provocação, fazendo com que o pedagogo assuma o movimento como característica de sua ação, de modo que esta seja operacionalizada nos diversos espaços dentro da sociedade.

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Publicado

2000-07-17

Como Citar

R. Junqueira, S. (2000). ECOEDUCAÇÃO: um desafio permanente. Revista Diálogo Educacional, 1(2), 1–170. https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3265

Edição

Seção

Artigos