PERSPECTIVA INTERNACIONAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: INTRODUÇÃO TEMÁTICA

Autores

  • Rejane de Medeiros Cervi Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona, Prof.ª Titular de Educação Comparada da UFPR, Prof.ª Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3253

Resumo

Há vinte anos atrás, a Sociedade Européia de Educação Comparada – CESE - reunia seu quadro de especialistas em Valência, Espanha, para analisar as influências da investigação internacional sobre as políticas nacionais de educação. Naquele ocasião, exercitava-se a especulação sobre o trânsito de idéias nascidas além das fronteiras dos sistemas nacionais e que, com maior ou menor intensidade e permanência, acabavam por afetar as decisões e as práticas educacionais no âmbito particular dos Estados. Dois anos mais tarde, em 1981, realizava-se, em Genebra, a X Conferência da CESE. Nessa oportunidade, discutia-se o lugar dos estudos comparados no quadro das teorias educacionais e sua contribuição na formulação das políticas escolares. Os debates ressaltavam a dimensão internacional como um domínio que permitia aos estudos comparados ultrapassarem os tradicionais exercícios de mera distinção de estruturas e dinâmicas escolares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CERVI, R. de M. La perspectiva internacional en el area de la educación.

Tesis de Doctorado. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1981.

______. La perspectiva internacional en el area de la educación. Barcelona: Universidad de Barcelona, Centro de Publicacions, Intercanvi Cientifici Extensió Universitaria, 1981, 34 p.

______ Transferência em educação. In: Em Aberto. Brasília: MEC-INEP, 1984, Ano 3, (24): 19-23.

______. Pluralismo linguístico e educação. Correio de Notícias. Curitiba, 1.º/ 11/1985.

______. Evolução da conotação política dos estudos comparados em educação. In: Revista Educar. Curitiba: UFPR, 1985, Vol 4 (1), p.73-92.

______. O significado curricular da Educação Comparada. In: Revista Educar. Curitiba: UFPR, 1986, Vol 5 (1/2), p.33-60.

______. A Educação Comparada no Brasil. (Folheto) Curitiba, 1987.

______. Marcos teóricos da comparação em educação. In: Caderno Aberto. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, 1989, Vol 2 (1), p.13-20.

______. Política e gestão da integração da educação no âmbito do Mercosul: a reflexão necessária. In: Administração da Educação Superior-Apontamentos. Curitiba: PUCPR/Pós-Graduação em Educação-Mestrado. Maio de 1999, Ano l (2), p.13-24.

FURTER, P. Introduction à une méthode contextuelle d’analyse comparée. Genève: FAPSE, Université de Genève, 1978.

______. Les relations internationales dans le développement de l’ éducation: perspectives et perplexités. In: Education Comparée. Sèvres, (20-21), septembre-décembre, 1979, p.7-20.

LE THANH KHOI. L’éducation comparée. Paris; Armand Collin, 1981.

MARQUEZ, A.D. Educación Comparada. Teoría y metodología. Buenos Aires: El Ateneo, 1972.

______. L’Education Comparée et l’Education Internationale. Leur place dans la systématique pédagogique et leur rapport avec la réalité. X ème

Conférence de la CESE, Genève, 1981.

MERLE, M. Sociología de las relaciones internacionales. Madrid: Alianza Editorial, 1978.

NOAH, H.J. Usos y abusos de la educación comparada. In: Nuevos enfoques en educación comparada. Madrid: Mondadori, 1990.

NOAH, H.J. e EKSTEIN, M.A. La ciencia de la educación comparada. Buenos Aires; Paidós, 1970.

SANTOS, M. Por uma geografia nova. São Paulo: HUCITEC, 1996.

TINBERGEN, J. (coord.) Reestruturação da ordem internacional. México:

Fondo de Cultura, 1977.

VEYNE, P. L’inventaire des différences. Paris: Seuil, 1976.

Downloads

Publicado

2000-07-17

Como Citar

de Medeiros Cervi, R. (2000). PERSPECTIVA INTERNACIONAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: INTRODUÇÃO TEMÁTICA. Revista Diálogo Educacional, 1(1), 1–95. https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3253

Edição

Seção

Artigos