MEMÓRIAS DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Maria Lourdes Rocha de Lima UFMG

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v6i19.3139

Resumo

Neste trabalho buscamos aprofundar a leitura teórica das memórias de professores mais marcantes, fazendo estudos sobre a socialização profissional do professor universitário conforme as pesquisas feitas por Garcia (1999), associando-os aos estudos de saberes de professores elaborados por Tardif (2002). Partimos do pressuposto de que as memórias dos professores selecionados pelos alunos de pós-graduação deveriam expressar certas habilidades básicas, para lidar com os processos de ensino e aprendizagem, constituindo assim o processo de socialização prévia. Nesta perspectiva os saberes experenciais do professor não se baseiam unicamente na prática de sala de aula, mas decorreriam, em grande parte, das pré-concepções do ensino e da aprendizagem herdadas da história escolar. Concluímos que as memórias de professores mais marcantes, os saberes docentes e a socialização profissional são processos sociais inter-relacionados e são indissociáveis como formação docente.

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

Rocha de Lima, M. L. (2006). MEMÓRIAS DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR. Revista Diálogo Educacional, 6(19), p.89–98. https://doi.org/10.7213/rde.v6i19.3139