No entrecruzar da História, Patrimônio e Educação Étnico- Racial — Uma experiência decolonial possível na Educação de São José

Autores

  • Janaina Amorim da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Mylene Silva de Pontes PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ
  • Elison Antonio Paim Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS11

Resumo

O presente artigo relata e teoriza uma experiência de ensino desenvolvida por duas professoras de História no ensino fundamental da rede municipal de ensino em São José, na Grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Consistiu em um projeto pedagógico desenvolvido no entrecruzar dos campos da História, do Patrimônio e da Educação Étnico-Racial. O objetivo foi visibilizar a presença da população afro-brasileira e africana no município. Metodologicamente, realizamos estudo e problematização dos patrimônios oficiais, das memórias de sujeitos negros evidenciando as colonialidades e silenciamentos sobre eles na História do município. Percebemos as relações de poder e colonialidade nas políticas públicas de preservação de memórias e patrimônios. A experiência evidenciou que o ensino de outras Histórias é possível ao propormos metodologias e temáticas curriculares capazes de transgredir com as colonialidades dos conteúdos históricos pré-definidos na proposta curricular municipal. Destacamos o envolvimento dos estudantes com as atividades, um misto de encantamento e surpresa por não conhecerem os espaços, as gentes e os patrimônios da cidade que habitam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Amorim da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora de História da Rede Municipal de São José, Mestre em História pela UDESC e Doutoranda no Programa de Educação da UFSC. 

https://orcid.org/0000-0002-46083433

Mylene Silva de Pontes, PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

Mylene Silva de Pontes

Mestra em Ensino de História pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC).

Professora de História da rede estadual de ensino de Santa Catarina e do Município de São José.

http://lattes.cnpq.br/5186241178133051 

 

https://orcid.org/0000-0002-4095-2693


Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós- Doutor Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla- Angola

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Professor Permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História

 

https://orcid.org/0000-0002-7509-5572


Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

da Silva, J. A., de Pontes, M. S., & Paim, E. A. (2021). No entrecruzar da História, Patrimônio e Educação Étnico- Racial — Uma experiência decolonial possível na Educação de São José. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS11