Memória e história: atravessamentos com a arte e a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS09

Resumo

A história e a memória são os campos de articulação deste artigo, tendo como arranjo as possibilidades entre a arte e os espaços museológicos. Abordam-se as noções de história junto a Deleuze (2013) e Didi-Huberman (2013, 2015), propondo que sua constituição possa também se dar pelo que afeta e atravessa o presente, assim como a noção de memória e tempo como duração a partir de Bergson (2005). Apresentam-se recortes de experimentações com imagens da história da arte nos espaços educativos, assim como articulações com a memória e os espaços expositivos, visando algumas alianças entre arte e educação. Como método elenca-se a cartografia como modo de apresentar os atravessamentos entre memória e história, para tornar potente os percursos de uma pesquisa, do que afeta o/a pesquisador/a neste processo. Aponta-se como resultado que a abordagem da história e da memória a partir da sua articulação com o presente se dá como campo possível para a produção do conhecimento em arte e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carin Cristina Dahmer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação pela UFSM, RS. Licenciada em Artes Visuais e História pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Ana Cláudia Barin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Mestre em Educação pela UFSM. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes, pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), PR. Licenciada em Artes Visuais e Bacharel em Desenho e Plástica, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte Educação e Cultura (GEPAEC).

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Dahmer, C. C., & Barin, A. C. (2021). Memória e história: atravessamentos com a arte e a educação. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS09