Cartas, diários e cadernos de uma preceptora: a Condessa de Barral através de seus escritos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS04

Resumo

O estudo apresenta e interpreta parte dos itinerários pedagógicos adotados pela Condessa de Barral, enquanto preceptora principal das herdeiras do trono do Brasil, Isabel e Leopoldina, filhas de D. Pedro II, registrados em suas missivas, diários e cadernos (1856/1864). A pesquisa histórico-documental tem como principal fonte farta documentação, contendo registros de ensinamentos e conselhos para a educação das princesas, cartas e ego-documentos. O estudo abordou as concepções de educação que a Condessa evidenciava em suas cartas, demonstrando o comportamento da aristocracia brasileira e em um plano mais específico, apresentou a forma em que a preceptora desenvolvia as práticas de educação doméstica que, para além da formação cultural, demonstrava uma preocupação voltada para a formação de um comportamento exemplar feminino de boa esposa, gestora e mãe. Atenta-se para as estratégias pedagógicas adotadas, no que diz respeito ao dia a dia da educação de suas pupilas. Conclui-se que as orientações da Condessa sempre buscaram uma cultura sólida e diferenciada para a melhor formação e desempenho da futura função de imperatriz do Brasil, que como esperava-se, uma das duas exerceria. A preceptoria findou com o casamento das princesas, em 1864, porém as relações de amizade e afeto entre as três perduraram, fortalecendo os laços no decorrer dos anos. Após o falecimento da princesa Leopoldina em 1871, a princesa Isabel manteve contato estreito e longevo com sua preceptora até 1891, quando a Condessa morreu, aos 74 anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Borges López Monteiro Francisco, Uerj

Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro Proped/Uerj. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Teologia Fundamental, Pressupostos da Razão, pela Universidade Católica de Petrópolis. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Tutora presencial do Curso de Pedagogia Uerj/ Cederj/ UAB/ Capes. Professora substituta do Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj na disciplina de Políticas Públicas da Educação (2019). Pesquisadora de temas relacionados a legislação educacional, políticas educacionais, Estatuto da Criança e do Adolescente, história da educação, história e políticas educacionais para a infância. Associada da ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação. No magistério há mais de vinte anos, participa da coordenação do Grupo de Pesquisa "História e memória das políticas educacionais no território fluminense" (Uerj/CNPq); Integrante do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Educação de Mulheres no Brasil nos séculos XIX e XX" (UFRN/CNPq) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação" (UFRGS/CNPq). Desenvolvendo o projeto "História e Políticas Educacionais na legislação de proteção a infância" desde 2010. Conciliadora do Juizado Especial Criminal, nomeada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (1998/2000). Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (2003/2005). Membro das Comissões de Ensino Jurídico ? Ordem dos Advogados do Brasil/RJ (2005/2006) e de Estágio (2009).  Possui experiência na área de Direito (desde 1998), com ênfase em Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Pesquisa Jurídica. Linhas de pesquisa: Direito Penal, História do Direito e Educação, Direito Educacional, Ensino Jurídico. Ministrou aulas para a turma de Graduação em Pedagogia, no 1º semestre de 2017, na disciplina Gestão Democrática da Educação, no Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Francisco, A. C. B. L. M. (2020). Cartas, diários e cadernos de uma preceptora: a Condessa de Barral através de seus escritos. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS04