Desafios na formação para a docência universitária em cursos de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS13

Resumo

Este texto é parte da pesquisa “A formação pedagógica de professores para o Ensino Superior nos Programas de Pós-Graduação”, realizada em 2019, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Currículo, a partir da questão problematizadora: Quais os contributos do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na constituição dos pós-graduandos como futuros professores face à sua formação como pesquisador nas diferentes áreas do saber? Tem como objetivo investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior em uma universidade pública paulista, no contexto da Etapa de Preparação Pedagógica do PAE. O corpus, constituído pelos programas de ensino (objetivos, justificativa, conteúdo e bibliografia) de 34 disciplinas PAE na área de Ciências da Saúde, foi analisado utilizando-se as “Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação” e referenciais teóricos relacionados à formação do professor universitário, mediados pela Didática e Currículo. Os dados revelam que cerca de vinte disciplinas PAE possuem singularidades que precisam ser discutidas e contextualizadas de forma a contribuir para articulação entre as áreas da saúde e educação e para valorização da formação docente no contexto da pós-graduação, tanto quanto a formação do pesquisador. É preciso avançar na compreensão de que o preparo para a função docente na área das Ciências da Saúde não envolve apenas a instrumentalização técnica aprisionada a aspectos prescritivos e pragmáticos, ao tecnicismo exagerado e entendimento de metodologia simplório que não alcança o conhecimento necessário e instigador para a compreensão do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noeli Prestes Padilha Rivas, Universidade de São Paulo

Departamento de Educação, Informação e Comunicação - área Educação

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Brasil(2003)
Professor Doutor da Universidade de São Paulo , Brasil

Glaucia Maria da Silva, Universidade de São Paulo

Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Brasil, área Educação em Química

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Departamento de Química

Doutorado em Ciências, Físico-Química, IQSC - Universidade de São Paulo, Brasil (1998)

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Rivas, N. P. P., & da Silva, G. M. (2020). Desafios na formação para a docência universitária em cursos de pós-graduação. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS13