Sociedade civil e sociedade política na formação stricto sensu de professores da educação básica: correlações de forças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO04

Resumo

O artigo busca compreender, com base no pensamento de Antonio Gramsci, a relação e as contradições existentes entre sociedade civil e sociedade política no que se refere ao entendimento da pós-graduação stricto sensu como possibilidade de formação continuada de professores da educação básica. Para tanto, foram realizadas pesquisa bibliográfica, para a exploração de conceitos gramscianos que auxiliem na compreensão do objeto, e entrevistas semiestruturadas com representantes de entidades/instituições ligadas à formação de professores e à pós-graduação. Desse modo, observa-se que há conflitos entre os dois polos da superestrutura, pois os mecanismos que representam a sociedade política entendem que a formação continuada no nível stricto sensu precisa caminhar na direção pragmatista e num formato flexível, a distância. Por outro lado, as entidades da sociedade civil, representativas da formação, entendem que tal formação precisa ser estruturada como política, com condições concretas, rigor teórico, científico e metodológico, independente do formato, o que garante a práxis. Tais manifestações permitem concluir que não há unidade entre sociedade civil e sociedade política quanto à formação docente na educação básica, o que provoca políticas públicas fragmentadas e descontínuas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília e Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Fabiana Margarita Gomes Lagar, Câmara Legislativa do Distrito Federal

Mestre em Educação pelo Programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Especialista em Direito Público (Instituto Processus) e em Docência do Ensino Superior (Universidade Cândido Mendes). Advogada (Centro Universitário de Brasília) e Pedagoga (Universidade de Brasília).É consultora legislativa, área Educação, Cultura e Desporto, da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

Professora Pós-doutora em educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

de Oliveira, D. K. B., Lagar, F. M. G., & Silva, K. A. C. P. C. da. (2020). Sociedade civil e sociedade política na formação stricto sensu de professores da educação básica: correlações de forças. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO04