Avaliação da aprendizagem e deficiência intelectual na perspectiva de professores do ensino comum

Autores

  • Fernanda Oscar Dourado Valentim Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus Marília, docente do Ensino Fundamental I da rede municipal de Marília, Marília, SP - Brasil
  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus Marília, e docente de graduação e pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da mesma universidade, Marília, SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS02

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e analisar as concepções de um grupo de professores do Ensino Fundamental (ciclo I) sobre deficiência intelectual e avaliação da aprendizagem escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou para investigação um roteiro de entrevista semiestruturado. Os relatos dos professores demonstraram certa fragilidade e despreparo para lidar com a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual e, consequentemente, dificuldade de avaliar suas condições de aprendizagem. Verificou-se ainda que a avaliação utilizada por eles caracteriza-se por ser pouco dinâmica e baseia-se, essencialmente, na utilização de instrumentos quantitativos e de mensuração, que pouco orientam o processo de ensino e aprendizagem e, dessa forma, não contribuem para a efetivação da inclusão escolar desses alunos.

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Publicado

2013-07-12

Como Citar

Oscar Dourado Valentim, F., & Sampaio de Oliveira, A. A. (2013). Avaliação da aprendizagem e deficiência intelectual na perspectiva de professores do ensino comum. Revista Diálogo Educacional, 13(40), 851–871. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS02