“Manda Quem Pode”, a violência como ressonância do crime de pedofilia

Autores

  • Telma Brito Rocha UFBA

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS08

Resumo

Os crimes praticados no ciberespaço, entre eles, a pedofilia, ganham relevância significativa no momento em que vivemos a amplitude e a intensificação de interações on-line. O presente texto tem como objetivo analisar o episódio “Manda Quem Pode”, da série Black Mirror que produz um pensamento crítico sobre a violência, a cultura, o social e o político na contemporaneidade. Através dessa história ficcional, analiso a pedofilia on-line, e a ressonância da violência virtual, bem como, os cuidados on-line que devemos ter com a navegação de crianças e adolescentes na rede internet. Os discursos sobre a violência apresentados no episódio nos revelam com clareza o poder das redes digitais, na disseminação e no aumento da visibilidade de um acontecimento. A proposta de desenvolvimento do trabalho foi apoiada na abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, dos personagens, seus discursos, situações, a violência e a pedofilia no episódio.

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Biografia do Autor

Telma Brito Rocha, UFBA

Telma Brito Rocha possui Licenciatura em Pedagogia - UFBA (2002), Mestrado em Educação - UFBA (2005), Doutorado em Educação (2010) - UFBA com a tese: Scr@ps de ódio no Orkut: cyberbullying: contextos e ressonâncias da violência virtual que atinge o professor. É professora de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. É autora do livro Cyberbullying: ódio, violência virtual e profissão docente, Brasilia, LiberLivro, 2012. Co-organizou o livro: A vida no Orkut: Narrativas e aprendizagens nas redes sociais, Salvador EDUFBA, 2010 e 2012 em 2ª Edição. Coordenou o Curso de Especialização Produção de Mídias para Educação Onlne, 2018. (SEAD- FACEAD - UFBA). Ḿembro do Colegiado de Pedagogia da Faculdade de Educação (Biênio 2017-2018). 

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

Rocha, T. B. (2019). “Manda Quem Pode”, a violência como ressonância do crime de pedofilia. Revista Diálogo Educacional, 19(62), 1061–1077. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS08