A perspectiva dialógica na formação de professores

Autores

  • Lucicleide Araújo de Sousa Alves UCB - Universidade Católica de Brasília
  • Luiz Síveres Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO08

Resumo

Apresenta caminhos metodológicos na formação de professores, tendo como eixos norteadores os sete saberes requeridos para o futuro (MORIN, 2010), e como dinâmica transversal deste percurso, o diálogo. O diálogo sendo compreendido como um jeito de ser (dialógico), uma maneira de saber (dialético) e uma forma de agir (dialogicidade). Optou-se pela pesquisa qualitativa, por privilegiar os conhecimentos significativos, que em diálogo com os sentidos atribuídos pelos professores em suas vivências e experiências, refletem em atitudes concretas e de valorização da pluralidade cultural entre os distintos saberes. Vinte docentes participaram da pesquisa e  integram o Grupo de Pesquisa “Comunidade Escolar – Encontros e Diálogos Educativos”.  Eles atuam em disciplinas de áreas específicas e frequentam o curso de mestrado e doutorado em uma instituição particular, do Distrito Federal. Utilizou-se dos seguintes procedimentos: a revisão bibliográfica e a aplicação de dois questionários: o primeiro com uma questão fechada, e o segundo com uma questão aberta que foi respondida por meio de narrativas. Produzidos os dados, estes foram analisados e categorizados segundo o processo de “análise de conteúdo” (BARDIN, 2002), sob o olhar dos sete saberes e baseado no princípio dialógico, segundo Morin (2007). Concluiu-se que a reorganização do espaço pedagógico, com foco na valorização das histórias de vida dos sujeitos e de suas relações de aprendizagem, tendo o diálogo como princípio fundante e regenerador, constitui uma das vias possíveis para propiciar as condições necessárias de gestão, valorizando-se os pensamentos e ações, para que possibilitem a concretude do fazer pedagógico revolucionário e transformador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucicleide Araújo de Sousa Alves, UCB - Universidade Católica de Brasília

Doutora em Psicologia (2017) e Mestre em Educação (2010) pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Administração Escolar - UNIVERSO (1995), Tecnologias em Educação - PUCRJ ( 2007), Design Instrucional - SENAC (2015) e Especialista em Educação a distância e Novas Tecnologias - FAIARA (2016). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1993). Educadora na Secretaria de Estado de Educação(SEE/DF) desde 1989 e no Ensino Superior desde 2006. Já foi gestora, assistente pedagógica. Na SEE/DF (Unidade III) atuou na Diretoria de Mídias e Conteúdos Digitais como coordenadora de projetos de Informática na Educação promovendo a utilização das TDIC como apoio ao desenvolvimento do Currículo da Educação Básica na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, junto aos Núcleos de Tecnologia Educacional na formação de professores, gestores e alunos para o uso da tecnologia na educação. Atualmente trabalha na Gerência de Educação a Distância como formadora no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE) ministrando curso de Tecnologias e Metodologias ativas. Já foi Consultora da Rede Pedagógica da TV Escola - MEC. Atua em programas de Educação a Distância como professora/tutora em disciplinas semi-presenciais em ambientes virtuais de aprendizagem pela Faculdade JK. Coordenadora das Licenciatura (Pedagogia, Letras e História) na Unidade JK do Gama e Asa Sul. Já atuou pela UAB/UNB e CEAD/UNB. Palestrante. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Didática Transdisciplinar, Complexidade e transdisciplinaridade, Tecnologias e Metodologias ativas, Subjetividade e Autoria. Trabalho com projetos e Educação a Distância. Autora dos livros: Didática Transdisciplinar: um pensar complexo sobre a prática docente (Ano 2011). Didática Transdisciplinar: a teoria (Livro 1) - Ano 2015 e Estratégias didático-transdisciplinares: a prática e a teorização (Livro 2) - Ano 2015.

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília

Pós-doutorado em Educação e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologias Educacionais pela Universidade Católica de Brasília e Especialista em Psicoterapia Junguiana pela Faculdade de Saúde de São Paulo. Foi Pró-Reitor de Extensão, de pesquisa e pós-graduação e atualmente é Docente/Pesquisador Permanente e Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Autor de livros: A dimensão humana no processo educacional (2003). Universidade: torre ou sino? (2006). Encontros e diálogos. Pedagogia da presença, proximidade e partida (2015). Organizador de livros: Avaliação da Educação Superior ? Distintos Olhares (2007). Ensaios sobre a justiça social ? Refazendo o caminho da vida e da paz (2009). Há esperança ? Outro mundo é possível (2011). Transcendendo fronteiras (2011). Processos de aprendizagem na extensão universitária (2012). A extensão universitária como princípio de aprendizagem (2013). A formação psicossocial do professor - As representações sociais no contexto educacional (2015). Diálogo. Um princípio pedagógico (2016). Diálogo. Um processo educativo (2018). Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq: Comunidade Escolar - Encontros e Diálogos Educativos (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6922185706456896). Este grupo está vinculado à Linha de Pesquisa: Dinâmica Curricular. Ensino e aprendizagem, por meio dos projetos de pesquisa: Pedagogia da presença, proximidade e partida; Avaliação participativa na comunidade escolar: entre a regulação e a emancipação.

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

de Sousa Alves, L. A., & Síveres, L. (2020). A perspectiva dialógica na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO08