Pesquisa bibliográfica em educação: análise de conteúdo em revisões críticas da produção científica em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO01

Resumo

Nosso objetivo neste texto é retomar pontos centrais da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2002), entendida como caminho para a construção de revisões críticas da produção científica na área de humanas, mais especificamente na revisão bibliográfica sistemática na área de educação, uma vez que ela é bastante citada nas produções brasileiras, frequentemente sem maior detalhamento dos procedimentos realizados. Buscando contribuir para a produção de pesquisas de revisão desenvolvemos um ensaio demonstrativo, no qual apresentamos os passos descritos por Bardin (2002), bem como os conceitos envolvidos na análise de conteúdo, ilustrando-os com exemplos advindos de uma pesquisa que objetivou analisar a produção recente da área de Psicologia que visa a contribuir para o ensino e a aprendizagem instrumental. São apresentadas discussões acerca das contribuições, características e obstáculos inerentes à pesquisa de revisão de literatura, bem como a definição de conceitos relacionados à produção científica de conhecimento (como método e metodologia). Ao final, ao afirmar que a contribuição de Bardin (2002) continua efetiva para propor caminhos rigorosos no desenvolvimento de pesquisa bibliográfica em ciências humanas, apresentamos sugestões aos jovens pesquisadores que iniciam seu trabalho.

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Biografia do Autor

Bruno Cortegoso Prezenszky, Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Federal de São Carlos

Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa - NIASE

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar) na linha de Educação Escolar: Teorias e Práticas na temática de metodologia de pesquisa na interface entre Psicologia e Educação. Tem graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atuou como psicólogo na Fundação CASA com adolescentes em privação de liberdade. Integra, desde 2014, o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) atuando nas temáticas de Educação, Novas Masculinidades Alternativas, superação da violência de gênero e superação de desigualdades sociais. Atualmente cursa o doutorado no PPGE-UFSCar na interface entre Educação, Comunidades de Aprendizagem e prevenção de violência

Roseli Rodrigues de Mello, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - Universidade Federal de São Carlos

Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa

ProfessoraTtitular do quadro docente efetivo da Universidade Federal de São Carlos, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Atua na Licenciatura em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação (orienta mestrado e doutorado). Fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), em 2002, e está à frente de sua coordenação. Transferiu para o Brasil a transformação de escolas em Comunidades de Aprendizagem e as Tertúlias Literárias Dialógicas. Foi coordenadora do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar entre 2012 e 2013. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem, dedicando-se às seguintes temáticas: comunidades de aprendizagem, aprendizagem dialógica, atuações educativas de êxito, tertúlias dialógicas, pesquisa educacional, democratização do conhecimento escolar, educação de adultos, didática, formação de professores. Compôs o Comitê de Acompanhamento da Pós-Graduação em Educação da Capes, no triênio 2007-2009, e no triênio 2010-2012. Sua formação em Pedagogia (1987), no mestrado (1991) e no doutorado em Educação (1998), foi realizada na Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu pós-doutorado em Sociologia e Educação junto à Comunidade de Pesquisa em Excelência para Todos (CREA), da Universidade de Barcelona (2001-2002), a qual integra como pesquisadora. Foi bolsista produtividade CNPq de 2008 a 2018.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Prezenszky, B. C., & Mello, R. R. de. (2019). Pesquisa bibliográfica em educação: análise de conteúdo em revisões críticas da produção científica em educação. Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1569–1595. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO01