A aprendizagem em tempos de Homo oeconomicus cyber

Autores

  • Elisângela Barbosa Madruga Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande –FURG

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO03

Resumo

Este artigo discute o cenário discursivo da atualidade no que tange a constituição de sujeitos por meio das tecnologias na educação formal, especificamente, os jogos eletrônicos. Sob esse viés as demandas sociais e econômicas são atendidas para garantir um amanhã ambientalmente responsável e próspero. Nessa perspectiva, considerando a realização de alguns tensionamentos acerca do tema, tomou-se como objetivo de pesquisa a identificação e análise dos ditos que são assumidos por professores da escola primária e reproduzidos em planos de aula. Treze planos de aula para crianças de 6 a 7 anos, produzidos por professores no jogo eletrônico Minecraft: Education Edition foram escolhidos como material de análise. Para a análise dos ditos utilizou-se como proposta teórico-metodológica a análise do discurso foucaultiana. Ao analisar os planos, verificou-se que 7 lições visavam uma aprendizagem baseada em projetos para desenvolver habilidades como colaboração, criatividade, pensamento crítico etc. Os planos abrangeram os anos 2016, 2017 e 2018. A análise discursiva apontou para a constituição de um sujeito proativo, dinâmico e flexível que se fundamenta num pensamento neoliberal, computacional e científico para a resolução de futuras situações problemas, entre elas as provocadas por uma crise ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Barbosa Madruga, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande –FURG

Professora Associada do Instituto de Educação, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande –FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF. Bolsista Produtividade do CNPq. 

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Madruga, E. B., & Henning, P. C. (2019). A aprendizagem em tempos de Homo oeconomicus cyber. Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1616–1637. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO03