A instrução pública e a escola primária paranaense nas charges de O Olho da Rua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS04

Resumo

Este artigo se insere no campo de pesquisa de história da educação no Paraná. A pesquisa toma a revista O Olho da Rua como fonte e objeto investigativo e o recorte temporal converge para o ciclo de vida do periódico, entre os anos de 1907 e 1911. Por meio de algumas charges veiculadas, o artigo então mostra como O Olho da Rua (1907-1911) se constituiu como um suporte material e meio de difusão do que era considerado retrógrado na instrução pública e no fazer prático da escola primária no início do século XX no estado do Paraná. Com base em quatro dessas charges sobre a instrução pública e os encaminhamentos práticos vigentes nas escolas primárias paranaenses, o principal dessa reflexão está direcionado para a seguinte problematização: − Como as charges de O Olho da Rua propuseram interpretações sobre a instrução pública paranaense e sobre o fazer prático da escola primária? Para responder a essa problematização, a história cultural baliza a manipulação do corpus documental e a semiótica orienta a análise das charges selecionadas. As charges demonstram que a instrução pública e a escola primária necessitavam de um redirecionamento para que promovessem uma instrução articulada com a educação cívica, laica e anticlerical. Esse redirecionamento sugerido pelos chargistas de O Olho da Rua se aproximava das ideias defendidas pelo republicano Dario Vellozo (1886-1937), um dos representantes da pedagogia moderna no Estado
do Paraná.

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Biografia do Autor

Wanessa Gorri de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão

Possui graduação em pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2007), mestrado em educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Atualmente é professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão.

Elaine Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1994), doutorado em História e Sociedade pela Unesp - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2002). Realizou, em 2015, pós-doutorado em História da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, sob a supervisão do Prof. Dr. Wenceslau Gonçalves Neto. Atualmente é professora Associada do departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá . PPE/UEM. Coordenadora do Curso de Pedagogia EaD desde 2016 (NEAD/UEM). É associada a Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE (2000). É membro do Comitê Científico da Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM - . É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos. Seus estudos estão focados na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, atuando principalmente nos temas: História da Educação Brasileira, com destaque para a Educação Paranaense; o Campo Disciplinar da História da Educação, suas relações com o ensino e a pesquisa; a Cultura Escolar e o ensino de história da educação, a Imprensa especializada em educação e ensino como fonte, tema e objeto para a História da Educação.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

de Oliveira, W. G., & Rodrigues, E. (2019). A instrução pública e a escola primária paranaense nas charges de O Olho da Rua. Revista Diálogo Educacional, 19(61), 576–602. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS04