Discursos no feminino na imprensa pedagógica de inspiração católica: Página de Castelo Branco e Seiva – Revista de Cultura (1953-1959)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.DS011

Resumo

O artigo propõe uma análise dos discursos femininos, sobretudo de alunas normalistas, publicados em dois periódicos, de inspiração Católica, da Escola Particular do Magistério Primário de Castelo Branco (Portugal) na década de 50 do século XX. Pretendemos evidenciar o modo como as autoras foram incorporando e produzindo a sua identidade num contexto formativo, social e político enquadrado por uma forte moral cristã. Procuramos identificar, discutir e interpretar os discursos produzidos por alunas e/ou professoras através da Página de Castelo Branco (1953-1954) e da Seiva – Revista de Cultura (1955-1959). Através de uma abordagem metodológica assente na crítica histórica, defendemos a possibilidade da emergência de duas configurações identitárias associadas às autoras: uma identidade atribuída e uma identidade adaptada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helder Manuel Guerra Henriques, Instituto Politécnico de Portalegre/ Ceis20 Universidade de Coimbra (Portugal)

Professor adjunto do departamento de educação e formação do Instituto Politécnico de Portalegre e investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e CAPES - Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Porto Velho. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - PPGEE/MEPE na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas. Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica. Tem Projeto de Pesquisa Aprovado na Chamada Universal FAPERO n° 003/2015; no Programa para Iniciação Científica IC/FAPERO/CAPES Nº. 08/2016 e no Programa de Apoio para Publicação Científica-PAP-PUBLICA - Chamada FAPERO nº 008/2017 - Fund. Rondônia de Amparo ao Desenv. das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa-FAPERO. Membro do Comitê Técnico Científico do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica - CTC/PIBIC/UNIR/CNPq (Biênio 2017-2019) e do Comitê Assessor de Pesquisa da Fundação Universidade Federal de Rondônia (2017). Acadêmica Correspondente da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG) com medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira-Dia do Escritor Teófilo-Otonense - (ALTO -2016).

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Henriques, H. M. G., & Pimenta, J. S. (2019). Discursos no feminino na imprensa pedagógica de inspiração católica: Página de Castelo Branco e Seiva – Revista de Cultura (1953-1959). Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1541–1568. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.DS011