Integração dos elementos tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula

Autores

  • Evelise Maria Labatut Portilho PUCPR
  • Liliamar Hoça Professora Mestre da Universidade Positivo,

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2485

Resumo

O ensino organizado em ciclos pressupõe modificações no tempo/ espaço escolar em função do processo de aprendizagem das crianças. Este trabalho apresenta os procedimentos utilizados pelos educadores em escolas organizadas em ciclos, com relação à integração tempo/ espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula, a partir da pesquisa realizada em escolas com o ensino organizado em ciclos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se realizaram entrevistas com 11 profissionais, sendo quatro pedagogas e sete professoras da 1ª etapa do Ciclo I, de duas escolas públicas da cidade de Curitiba. Foi possível observar que os procedimentos utilizados pelos educadores, tanto em sala de aula como fora dela, são atividades pontuais e partem das dificuldades em relação ao processo de aprendizagem dos alunos que as professoras observam. As colocações realizadas pelas profissionais e a literatura consultada demonstram que as discussões sobre a concepção de ciclo e a questão do tempo/espaço escolar como período de formação e a aprendizagem necessitam ser retomadas para que se alcance o objetivo da formação integral dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, M. G. Oficio de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação – SME. Proposta de Implantação dos Ciclos de Aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Curitiba: SME, 1999.

HORN, M. da G. S. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LIMA, E. S. Ciclos de formação: uma reorganização do tempo escolar. São Paulo: Sobradinho, 2000.

MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MOLL, J. Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2004.

RICHARDSON, V. Espaço e tempo. In: ARENDS, Richard I. Aprender a ensinar. 1997. Disponível em: <http://www.dgidc.min-edu.pt/DEB/recursos/biblioteca_digital/biblioteca_digital.asp>. Acesso em: 13 jan. 2006.

VEIGA, C. G. Lições da pedra: a sala de aula e a produção do aluno. In: VIELLA, Maria dos Anjos Lopes. Tempo e espaço de formação. Chapecó: Argos, 2003. p. 49-102.

Downloads

Publicado

2010-07-07

Como Citar

Labatut Portilho, E. M., & Hoça, L. (2010). Integração dos elementos tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula. Revista Diálogo Educacional, 10(31), 679–692. https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2485