O sentido de uma vida examinada: a importância da pedagogia socrática na educação contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO08

Resumo

O artigo tem como referência as reflexões de Martha Nussbaum relativas ao tema do sentido de uma vida examinada na educação contemporânea. A análise centra-se no seguinte questionamento: qual a importância de uma vida examinada e quais as implicações dessa condição para a formação do sujeito na atual sociedade complexa e plural? Partindo do diagnóstico de Nussbaum sobre a tendência mundial de se reduzir a educação a um processo de capacitação para o mercado, procura-se avaliar a importância e as exigências das reflexões da pensadora americana ao propor uma educação na perspectiva socrática, apontando a necessidade da reflexão e o desenvolvimento da capacidade de argumentação como bases da formação pedagógica. Considera-se que a retomada da pedagogia socrática proposta pela autora apresenta-se como importante referência para o desenvolvimento de uma formação humanística de cada indivíduo e a construção de uma sociedade democrática.

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Biografia do Autor

Eldon Henrique Mühl, Universidade de Passo Fundo - RS

Doutor em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educaçao da Faculdade de Educaçao da Universidade de Passo Fundo

Rosana Cristina Kohls, Universidade do Contestado - UNC - SC

Graduada em Estudos Sociais, Geografia e Pedagogia. Mestre em Educação. Doutoranda do PPGEDU – Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF/RS. Professora da Universidade do Contestado UnC– Campus  Concórdia/SC. Bolsista UNIEDU/SC

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

Mühl, E. H., & Kohls, R. C. (2019). O sentido de uma vida examinada: a importância da pedagogia socrática na educação contemporânea. Revista Diálogo Educacional, 19(61), 862–881. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO08