Tensionamentos entre estrutura e ação na sociologia da educação contemporânea: uma leitura comparativa entre Pierre Bourdieu e François Dubet

Autores

  • Thiago Delaíde Das Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Rodrigo Marques Leistner Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO04

Resumo

O artigo aborda os tensionamentos que concernem à relação sociedade e indivíduo, agência e sistema, estrutura e ação no âmbito da sociologia da educação contemporânea. Para tal empreendimento, e com base numa reflexão de cunho eminentemente teórico, o texto coloca em relevo uma leitura comparativa entre as abordagens de Pierre Bourdieu e François Dubet, visando compreender não apenas o modo como aqueles tensionamentos se resolveram em suas elaborações teóricas, mas, sobretudo, a forma através da qual suas perspectivas — mais estruturais ou acionalistas — contribuíram para a constituição de distintos esquemas de percepção das relações sociais que envolvem os processos educacionais, gerando-se enfoques, temáticas e agendas de pesquisa específicas. Nesses termos, e de modo mais aprofundado, o texto busca averiguar as possíveis contradições, complementaridades e possibilidades de aproximação desses diferentes modelos de análise, evidenciando-se os prováveis ganhos analíticos no cruzamento das perspectivas colocadas em estudo. Como conclusão, sugere-se que a articulação entre o conceito de habitus (de Bourdieu) e a noção de experiência social (Dubet) permita elaborações teóricas mais amplas que ultrapassem as percepções das relações de poder e reprodução das desigualdades nos espaços escolares, possibilitando análises que liguem tais realidades junto à experiência da deliberação e reflexão crítica por parte dos atores sociais mediante um modelo político de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Delaíde Das Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestrando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui interesses de investigação na área de ética, especialmente com temáticas ligadas à fundamentação da moral, metaética e ética aplicada. Também realiza estudos nas áreas de filosofia e sociologia da educação e na interface com tecnologias e mídias sociais. 

Rodrigo Marques Leistner, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), desenvolvendo pesquisas sobre Identidades, Sociabilidades, Cultura e Religião Populares e Cultura Afro-Brasileira.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Das Silva, T. D., & Leistner, R. M. (2018). Tensionamentos entre estrutura e ação na sociologia da educação contemporânea: uma leitura comparativa entre Pierre Bourdieu e François Dubet. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1371–1399. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO04