Ecossistemas da aprendizagem na era digital: considerações sobre uma formação para professores na perspectiva da educação inclusiva

Autores

  • Jeong Cir Deborah Zaduski Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ana Virginia Isiano Lima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Klaus Schlünzen Junior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS12

Resumo

Esse artigo nasce como um convite à reflexão sobre as possibilidades de uma proposta de
aprendizagem que não tenha como foco apenas o aprendiz, ou o seu ambiente formal de
aprendizagem e sim, todo o ecossistema que permeia os processos formativos, com especial 

ênfase nas possibilidades de fomento à inclusão na educação a distância. Para tanto, compartilhamos
um excerto de duas teses de doutorado em desenvolvimento, cujo eixo articulador
é uma formação para professores elaborada em parceria entre duas universidades (uma no estado de São Paulo e uma na Flórida, EUA), fundamentada nos pressupostos da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (SCHLÜNZEN, 2015). De natureza qualitativa, do tipo investigação-ação, o estudo tem o intuito de fomentar discussões sobre as possibilidades da educação a distância enquanto um espaço de encontro e inclusão. Os resultados iniciais demonstraram alguns dos benefícios tangíveis quando se trabalha em âmbito internacional e colaborativo, com base na Abordagem CCS, para a construção de ambientes de aprendizagem on-line. Embora se trate de um processo em desenvolvimento, acreditamos que o estudo é importante por fomentar discussões no que tange à promoção de ecossistemas de aprendizagem alicerçados no trabalho colaborativo, no respeito e na inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeong Cir Deborah Zaduski, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Mestre em Educação pela UNESP e Mestre em Mediazione e Comunicazione Interculturale pela Università degli Studi di Verona. Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora em Aprendizagem colaborativa, Educação a Distância, Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, e Processos de Ensino e Aprendizagem. Membro do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores de Inclusão. Participa como colaboradora no Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) desde 2016. É membro dos Grupos de Pesquisas "Ambientes Potencializadores para a Inclusão" (API), Núcleo de Educação Corporativa (NEC) e Contexto escolar e processo de ensino aprendizagem: ações e interações.

Ana Virginia Isiano Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Licenciatura em Letras, pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), e em Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Pós-graduada em "Educação a Distância: Gestão e Tutoria" e em “Educação Especial e Inclusiva” pela UNOESTE. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FCT-UNESP. Atualmente é estudante de Doutorado do PPGE da FCT-UNESP e professora de Educação Especial da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP. Atua como colaboradora no Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), localizado na FCT-UNESP, e é membro do Grupo de Pesquisa "Ambientes Potencializadores para a Inclusão" (API) e do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Educação Corporativa (NEC)".

Klaus Schlünzen Junior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona. Foi bolsista Produtividade em Pesquisa PQ de 2006 a 2009. Atualmente é Coordenador Adjunto do Núcleo de Educação a Distância da UNESP e professor efetivo do Departamento de Estatística e do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp. Foi Diretor Acadêmico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e aprendizagem organizacional.

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Zaduski, J. C. D., Lima, A. V. I., & Schlünzen Junior, K. (2019). Ecossistemas da aprendizagem na era digital: considerações sobre uma formação para professores na perspectiva da educação inclusiva. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 269–287. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS12