Inclusão digital para mulheres em situação de vulnerabilidade social: a percepção dos formadores

Autores

  • Stela Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Bazzo de Espíndola Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS10

Resumo

Este artigo se dedica a uma reflexão sobre a inclusão digital, por meio de processos formativos para mulheres em situação de vulnerabilidade social, alvo das políticas sociais de combate à pobreza. Para isso, analisa as percepções de docentes e servidores do Programa Mulheres Mil sobre a relação destas mulheres com a cultura digital. Os resultados apontam que os professores não identificam a existência de relações das mulheres-alvo do programa com as TIDC tampouco como sujeitos da cultura digital, reduzindo a inclusão digital ao repasse instrumental de conteúdos básicos de informática. Discutimos que, mesmo iniciantes no manejo do computador e internet, elas têm familiaridade com outras tecnologias, como o celular, principal instrumento de contato entre as estudantes e os agentes das políticas públicas, além de serem diretamente controladas pelos sistemas de monitoramento das exigências destas políticas ou das organizações de seus trabalhos. Como integrantes da sociedade atual, as mulheres do Programa Mulheres Mil têm o direito a compreender a cultura em que vivem para que possam interagir de forma crítica, sem que sejam apenas usuárias ou consumidoras inconscientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marina Bazzo de Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Rosa, S., Cerny, R. Z., & Espíndola, M. B. de. (2018). Inclusão digital para mulheres em situação de vulnerabilidade social: a percepção dos formadores. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 798–817. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS10