Contribuição da inclusão digital na afirmação de sujeitos com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO05

Resumo

A relevância da língua escrita na participação social e na subjetivação, bem como a dificuldade de sua apropriação por pessoas com deficiência intelectual motivou a realização desta pesquisa. O estudo investigou os efeitos da comunicação digital via Facebook na emergência de estratégias cognitivas e na subjetivação de pessoas com deficiência intelectual em contexto de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com orientação sócio-histórica, realizada com três jovens com síndrome de Down, capazes de produzir escrita alfabética e utilizar ambientes digitais. Cada sujeito participou de oito sessões mediadas por estudantes de Pedagogia. Os resultados revelam a emergência de estratégias cognitivas, as quais foram ampliadas ao término do estudo. Por outro lado, houve a diminuição das estratégias de mediação. Os dados sugerem que a rede social Facebook e as estratégias de mediação utilizadas naquele ambiente digital contribuíram para a subjetivação dos participantes. Tais resultados foram evidenciados pela ampliação das interações sociais e pelo uso da função social da escrita com autorepresentação, autonomia e autoafirmação. Desse modo, houve a ressignificação de subjetividades de dominação, em subjetividades afirmativas. O estudo permite concluir que a comunicação digital via Facebook contribuiu para o processo de inclusão digital dos sujeitos, desnaturalizando a ideologia da deficiência/normalidade, importante aspecto fomentador de escolas e sociedades acolhedoras.

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Biografia do Autor

Rita Vieira Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

É professora titular na Universidade Federal do Ceará.  Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora (Ph.D.) em Psicopedagogia - Universidade Laval, Quebec, Canadá (1995). Pós-doutorado em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual na Universidade de Barcelona (2005). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação Especial, da Deficiência Intelectual, da Linguagem Escrita e da Inclusão Escolar. Pesquisadora (produtividade em pesquisa) do CNPq e consultora Adhoc da CAPES e do CNPq com produções de livros e artigos no âmbito nacional e internacional. Recebeu da Université Laval em Quebec-Canada o premio de excelência pela qualidade de sua tese de doutorado, considerada a melhor tese realizada naquela universidade no biênio 1995-1996 . Foi homenageada pela Universidade Federal do Ceará com o premio Mentores da Docência, conferido a professores que se destacam em sua atuação profissional. Foi agraciada com a medalha Paulo Freire pela Câmara Municipal de Fortaleza pela realização de suas ações em favor da educação naquele município. Recebeu da Academia de Letras do Municípios do Estado do Ceara o diploma de Sócia Honoraria por seu contributo e serviços prestados as letras cearenses.

Silvia Roberta da Mota Rocha, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba(1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará(2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba, Professor da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento. Atuando principalmente nos seguintes temas:relação escola-comunidade, criança remanescente, letramento, Mediação pedagógica

Jean Robert Poulin, professor titular aposentado da Université du Quebec à Chicoutimi - Quebec Canada professor visitante na Universidade Federal do Ceara

Jean-Robert Poulin Ph.D.em paicopedagogia pela Université de Montreal-  Montreal - Canada. Professor titular aposentado da Université du Quebec à Chicoutimi - Quebec Canada . E professor visitante na Universidade Federal do Ceara. 

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

Figueiredo, R. V., Rocha, S. R. da M., & Poulin, J. R. (2019). Contribuição da inclusão digital na afirmação de sujeitos com deficiência intelectual. Revista Diálogo Educacional, 19(61), 809–825. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO05