Profissionais liberais na pós-graduação: motivações e interfaces entre campo profissional e acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO02

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo compreender as motivações dos profissionais liberais vinculados a Programas de Pós-Graduação (PGs) de se manterem nos dois campos de atuação e as possíveis interfaces entre eles. O estudo abrangeu 18 profissionais liberais pesquisadores de 11 programas vinculados a cinco universidades comunitárias catarinenses. Foi utilizada a entrevista semiestruturada e na análise foram considerados os princípios da hermenêutica e da dialética, em diálogo com o pensamento relacional de Pierre Bourdieu. As respostas dos participantes revelaram um conjunto de motivações e interfaces que justificam a permanência na dupla jornada de trabalho: o campo profissional é o laboratório dos problemas de pesquisa da Pós-Graduação (PG); relação teoria e prática; satisfação pessoal, profissional e acadêmica; complemento de renda; divulgação dos trabalhos em eventos e reconhecimento por meio de convites e prêmios. Eles apontaram também respaldo e agregação de valor ao profissional liberal no seu campo de trabalho e ao pesquisador na universidade; aplicação dos resultados da pesquisa no campo profissional; ampliação de contatos e parcerias para a realização das pesquisas; atualização, tanto na profissão liberal quanto na academia, e vaidade e marketing pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildo Volpato, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutor em Educação pela UNISINOS. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, da UNESC.

Ione Ribeiro Valle, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Profesaora Doutora pela Universidade René Descartes – Paris V. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação: História, Política e Sociedade, pela PUC/SP. Professor Aposentado Voluntário no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Volpato, G., Valle, I. R., & Bianchetti, L. (2018). Profissionais liberais na pós-graduação: motivações e interfaces entre campo profissional e acadêmico. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1328–1347. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO02