Base nacional comum curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.AO05

Resumo

Neste texto objetivamos refletir sobre a educação dos jovens do Ensino Médio, na perspectiva do estabelecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realiza-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da análise documental, cuja fonte central é o Ministério da Educação, ao mesmo tempo em que se promovem discussões (desenvolvidas junto ao procedimento de análise bibliográfica) acerca do currículo e dualidade educacional, para contextualizar o impacto de uma base comum em um país de dimensões continentais e pluralidades culturais como o Brasil. Constata-se que a política educacional está ligada a programas de governo, sobretudo quando se aborda currículo: revelador de dinâmicas de identidade e poder. Garantir conteúdos mínimos, ao mesmo tempo em que traz uma noção de universalização dos conhecimentos e aprendizagens iniciais a serem adquiridas, pode gerar uma padronização reducionista, isto é, o risco é o de desenhar-se um descompasso entre a formação integral para todos, conceito complexo por ser minimalista na essência, e o trabalho limitante de diretrizes confundidas com um currículo único. Discutimos, ainda, a BNCC em relação aos programas de formação para o magistério e a importância da temática permear esse contexto. Há um reconhecido problema de disparidade quanto ao acesso ao conhecimento, assim, a qualidade educacional não será materializada fora das discussões sobre currículo, política, formação docente e sistema econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre e Doutora em Educação.

Katia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre e Doutora em Educação. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT.

Danilo Garcia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutor na área da Educação na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. 

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Casagrande, A. L., Alonso, K. M., & da Silva, D. G. (2019). Base nacional comum curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporânea. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 407–425. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.AO05