A dinâmica não linear da educação a distância: um olhar a partir da complexidade

Celso José Martinazzo, Juliana Giacomelli Griebeler

Resumo


Neste texto temos como objetivo identificar e analisar possíveis pontos de convergência entre o processo de Educação a Distância e o princípio da não linearidade da teoria da complexidade. Busca-se compreender a Educação a Distância (EaD) a partir de um olhar do pensamento complexo, sobretudo tendo o princípio da não linearidade como uma das categorias de análise. O princípio da complexidade permite tecer considerações muito férteis sobre o processo de educação e do ensino a distância. Os cursos de EaD são organizados e ministrados com base em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que, embora se caracterizem por movimentos lineares, permitem ações e criações complexas não lineares. O texto foi elaborado com base na metodologia de pesquisa descritiva e interpretativa, com apoio em referências bibliográficas e eletrônicas, tendo como fonte os autores que abordam e analisam essa temática.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO03

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Diálogo Educacional