Ateliê Didático: diário online e pesquisa-formação com docentes universitários

Autores

  • Cristina d'Ávila FACED/Universidade Federal da Bahia
  • Ana Verena Madeira IBIO/Universidade Federal da Bahia
  • Denise Guerra FACED/Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS03

Resumo

O Ateliê Didático surge no bojo do Programa de Formação Pedagógica de docentes universitários (ForPed) na Universidade Federal da Bahia e constitui-se em dispositivo formativo presencial e online e de pesquisa-formação, pautado em três pilares fundamentais: epistemologia da prática, dimensão sensível e fazer criativo, possibilitando aos participantes a abordagem e vivência de conceitos didático-pedagógicos básicos relativos à educação superior (ES), o estudo do objeto e saberes da docência e da construção da identidade profissional do docente universitário, análise das relações entre currículo, e formação, debate sobre abordagens pedagógicas na ES, compreensão das relações estruturantes do processo didático, reflexões sobre as relações interpessoais e organização da prática pedagógica. Na sua dinâmica metodológica prevê-se os diários online, a partir dos quais revelam-se os dados da presente pesquisa-formação, na qual os docentes descrevem suas implicações com a docência, saberes didático-pedagógicos e com os estudantes. Participaram da pesquisa, de caráter qualitativo, por adesão voluntária, nove docentes universitários. Destarte, o Ateliê tem se revelado dispositivo aberto para alterar e ser alterado pela práxis dos sujeitos em formação conforme depreendido dos diários online produzidos e analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina d'Ávila, FACED/Universidade Federal da Bahia

Professora da FACED/Universidade Federal da Bahia

Ana Verena Madeira, IBIO/Universidade Federal da Bahia

IBIO/Universidade Federal da Bahia

Denise Guerra, FACED/Universidade Federal da Bahia

Professora da FACED/Universidade Federal da Bahia

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

d’Ávila, C., Madeira, A. V., & Guerra, D. (2018). Ateliê Didático: diário online e pesquisa-formação com docentes universitários. Revista Diálogo Educacional, 18(56), 61–83. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS03