A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar

Autores

  • Claudia Furtado de Miranda PUCPR
  • Pura Lucia Oliver Martins PUCPR
  • Ivana Suski Vicentin PUCPR
  • Carlos Henrique Martins Torra PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO08

Resumo

Este artigo trata do estudo de um projeto político-pedagógico de uma escola da rede particular da educação básica de Curitiba, que se fundamenta em uma matriz epistemológica transdisciplinar, apoiada no pensamento complexo. A investigação, via documentos institucionais e entrevista semiestruturada, realizou o exame das possíveis consonâncias e dissonâncias entre a vertente teórica que fundamenta o projeto político-pedagógico e o que se projeta como perfil dos professores que trabalham neste contexto de formação continuada. Verificamos que o projeto político-pedagógico apresenta boa estruturação em sua base teórica transdisciplinar, entretanto, a formação continuada dos seus professores pode não ser concretizada integralmente devido ao perfil exigido destes profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Furtado de Miranda, PUCPR

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de História e Orientadora Pedagógica do Ensino Médio em rede de Ensino Privada de Curitiba.

Pura Lucia Oliver Martins, PUCPR

Doutora em Educação pela FEUSP – Faculdade de Educação da USP – SP. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da PUC-PR. Bolsista Produtividade em Pesquisa – CNPQ.

Ivana Suski Vicentin, PUCPR

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atua como docente no Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba e como Orientadora Pedagógica nos anos finais do Ensino Fundamental numa escola da rede privada de Curitiba.

Carlos Henrique Martins Torra, PUC-PR

Doutorando e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Licenciado em Filosofia é professor da Educação Básica (Ensino Médio) da Rede Particular de Ensino de Curitiba e da Rede Estadual de Educação (PR). Exerce a função de Orientação Educacional na Rede Particular.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Miranda, C. F. de, Martins, P. L. O., Vicentin, I. S., & Torra, C. H. M. (2018). A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1465–1493. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO08