Educação Ambiental e formação docente na Amazônia brasileira: contextos universitários e realidades cotidianas

Autores

  • Francisca Marli Rodrigues de Andrade Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • José Antonio Caride Gómez Universidade de Santiago de Compostela

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS07

Resumo

Na Amazônia brasileira, a formação docente no âmbito da universidade constitui-se como um importante objeto de disputas e negociações. Nas últimas décadas, tal objeto ganhou certas aproximações aos interesses que operam nas sutilezas das representações sociais e nas produções de inexistências — mais precisamente, das confluências que caracterizam a comercialização, a exploração e a violência, em sentido amplo. Em resposta às produções de inexistência, intensificou-se o interesse em (re)conhecer o processo de inserção da Educação Ambiental na formação em Pedagogia de docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede pública municipal de Castanhal, Pará. O aporte teórico e metodológico foi orientado pelas contribuições da pesquisa qualitativa, pautada na vertente etnográfica da Teoria das Representações Sociais. Colaboraram com a pesquisa 121 docentes, os quais responderam ao questionário, complementado por dois grupos de discussão e pela observação participante. Os resultados indicam as dificuldades das instituições em estabelecer conexões e redes de construção e socialização de saberes quando contextualizadas na realidade cotidiana, sobretudo por meio dos segmentos de pesquisa e de extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF).

José Antonio Caride Gómez, Universidade de Santiago de Compostela

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, na que é Professor Catedrático de Pedagogia Social e Diretor-Investigador Principal do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social e Educação Ambiental (SEPA-interea). 

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Andrade, F. M. R. de, & Caride Gómez, J. A. (2017). Educação Ambiental e formação docente na Amazônia brasileira: contextos universitários e realidades cotidianas. Revista Diálogo Educacional, 17(55), 1598–1618. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS07