Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior

Autores

  • Gláucia da Silva Brito UFPR
  • Núria Pons Vilardell Camas UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS01

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação a distância. Educação continuada. Metodologias ativas de aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação continuada de docentes do ensino superior na modalidade de educação a distância em metodologias ativas de aprendizagem. Como questão de pesquisa, tem-se: os professores universitários entendem o processo de formação continuada na ação pedagógica que motive o uso de metodologias ativas na prática? O objetivo foi analisar um curso de formação de professores universitários e discutir, sob o ponto de vista deles, seus entendimentos sobre seu fazer pedagógico. A pesquisa é de abordagem qualitativa, empírica e exploratória e traz a análise temática dos dados coletados em uma única questão feita, no fim de um curso, a 49 professores de uma universidade pública federal. Os principais resultados encontrados mostram que, apesar de o curso ter aprovação dos 49 investigados, ainda é urgente que se faça a formação continuada de professores universitários, para que possam entender e usar metodologias ativas na sua prática.

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

da Silva Brito, G., & Pons Vilardell Camas, N. (2017). Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educacional, 17(52), 311–336. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS01