Cidade como metáfora de si: representação socioespacial de Cuiabá-MT segundo a criança

Autores

  • Eliza M. P. da Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Daniela B. da S. F. Andrade Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS06

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre a relação da criança com a cidade, mediante análise compreensiva do discurso associado ao mapa da cidade construído pela criança participante, com o objetivo de refletir sobre aspectos de sua constituição identitária nessa relação. A análise das significações se orienta pela articulação entre a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010) e a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003), esta última no diálogo com os estudos de Jodelet (1982, 2001). Os estudos de Tuan (1980, 1983) sobre a noção de lugar, topofilia e topofobia também integram o referencial teórico, que, em seu conjunto, possibilita compreender a relação entre criança e cidade como aspecto importante para o desenvolvimento infantil. O procedimento metodológico adotado para a apreensão da representação socioespacial deu-se pelo recolhimento do desenho da cidade, inspirado na proposta dos mapas cognitivos (ALBA, 2011), acompanhado de entrevista semiestruturada com uma criança de uma escola municipal de Educação Básica de Cuiabá, MT. A análise da entrevista e do mapa da cidade orientou-se pela perspectiva compreensiva do discurso e revelou que a representação socioespacial da cidade de Cuiabá é influenciada por valores, vivências e afetos da criança, estando presentes elementos de suas particularidades, mas que também são frutos de relações estabelecidas socialmente. Além disso, nota-se que os lugares do afeto permeiam o processo de formação identitária da criança, aspecto que permite anunciar que, em alguma medida, a cidade é tomada como metáfora de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBA, M. Mapas cognitivos: uma ferramenta para a análise de representações socioespaciais. In: SOUZA, C. P. et al. Representações sociais: estudos metodológicos em educação. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2011. p. 109-149.

CASTORINA, J. A.; KAPLAN, C. V. Las representaciones sociales: problemas teóricos y desafíos educativos. In: CASTORINA, J. A. (Org.). Representaciones sociales: problemas teóricos y conocimientos infantiles. Barcelona: Gedisa, 2003. p. 9-27.

JAMES, A.; JENKS, C.; PROUT, A. Theorizing childhood. Cambridge: Polity Press, 2005.

JODELET, D. As representações sócio-espaciais da cidade. In: DERYCKE, P.-H. (Org.). Concepções de espaço. Paris: Universidade de Paris, 1982. p. 145-177.

JODELET, D. As representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET,

D. (Org.) As representações sociais. Tradução de Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.

JODELET, D. A cidade e a memória. In: DEL RIO, V.; DUARTE, C. R.;

RHEINGANTZ, P. A. (Org.). Projeto de lugar: colaboração entre psicologia, arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2002. p. 31-43. (Coleção ProArquitetura).

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico — livro para professores. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka. Tradução de Zoia Ribeiro Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Tradução de Márcia Pilleggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, out./dez. 2010.

Downloads

Publicado

2014-07-12

Como Citar

M. P. da Silva, E., & B. da S. F. Andrade, D. (2014). Cidade como metáfora de si: representação socioespacial de Cuiabá-MT segundo a criança. Revista Diálogo Educacional, 14(43), 759–779. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS06