Ocorrência de lesões podais e graus de claudicação em vacas lactantes da raça Jersey mantidas em sistema free-stall e semiconfinamento

Autores

  • Francisco Armando de Azevedo Souza Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Juliana das Chagas Goulart Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Thais Helena Constantino Patelli Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Emília de Paiva Porto Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Vitor Bruno Bianconi Rosa Bianconi Rosa Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Bruna Fonseca Matias Universidade Pitágoras Unopar
  • José Victor Pronievicz Barreto Universidade Pitágoras Unopar
  • Simone Fernanda Nedel Pértile Universidade Pitágoras Unopar
  • Gustavo Rodrigues Queiroz Universidade Pitágoras Unopar
  • Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho Universidade Pitágoras Unopar

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-4178.2018.163006

Palavras-chave:

Afecções podais. Escore de claudicação. Sistema intensivo. Sistema semi-intensivo. Vacas leiteiras.

Resumo

Dependendo de sua extensão, as lesões dificultam o movimento do animal afetado, limitando seu acesso ao alimento e à água, resultando na redução do bem-estar, produção e rentabilidade. Este trabalho teve como objetivo avaliar se os sistemas de confinamento free-stall e semiconfinamento influenciam na ocorrência de afecções podais e no grau de claudicação de vacas lactantes da raça Jersey. Entre os animais examinados, todos apresentaram algum tipo de lesão, sendo visualizadas lesões múltiplas na maioria deles. Contudo, 86,33% dos animais no sistema free-stall e 84,78% no semiconfinamento não apresentaram claudicação. Os resultados demonstram que a média das lesões por vaca foi de 19,8 no sistema free-stall e de 15,67 no sistema de semiconfinamento. Em ambos os sistemas, a maior distribuição das lesões se encontrava no membro pélvico. Conclui-se que os sistemas de produção nas duas propriedades não diferiram entre si na ocorrência de afecções podais em vacas lactantes da raça Jersey. Além disto, a existência de lesões podais não foi correlacionada diretamente com claudicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Armando de Azevedo Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Botucatu (2001).Possui título de especialista em Gestão da Informação no Agronegócio pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG (2006). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com atuação nas áreas de clínica médica cirúrgica de grandes animais, reprodução de bovinos e equinos e também com ênfase em Agronegócio. Professor adjunto das disciplinas de semiologia veterinária e equinocultura do curso de medicina veterinária da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)- campus Luiz Meneghel- Bandeirantes-PR. Coordenador do Programa de Residência em Medicina Veterinária (2015-2017); Coordenador do projeto de Equoterapia " Dr Raul Mioshi" UENP- APAEs. (2017- ) Membro do Comitê de Ética no uso de animais da UENP (2014- ); Membro do Conselho Centro de estudos do Campus Luiz Meneghel (2014-2016); Diretor da fazenda Escola Prof Dr Eduardo Meneghel Rando do Campus Luiz Meneghel-Bandeirantes-PR (05/09/2016- 16/11/2017 Representante docente do Centro de Ciências Agrárias -2014-2016;

Juliana das Chagas Goulart, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Atualmente é residente de Patologia Clínica Veterinária na Universidade Estadual de Maringá (UEM) Campus de Umuarama.

Thais Helena Constantino Patelli, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em MEDICINA VETERINÁRIA pela Universidade de Marília (1996), mestrado em Medicina Veterinária [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Campus Jaboticabal. Atualmente é professora adjunto das disciplinas de Clínica Médica de Grandes Animais, com Ênfase em Clínica de Ruminantes na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Bandeirantes. Em conjunto com as atividades de docência, exerce atendimento no Hospital Veterinário de grandes animais, é responsável pelo Granja de Bovinos de Leite pertencente à Fazenda Escola e participa de projetos de pesquisa e extensão na área de Clínica Médica e Produção de Ruminantes junto à Universidade.

Emília de Paiva Porto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente é professora adjunto A da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel (CLM). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos e Bioestatística

Vitor Bruno Bianconi Rosa Bianconi Rosa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Residente da Universidade Estadual de Londrina, na área de Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Grandes Animais. Mestrado em Cirurgia veterinária com ênfase em análise da locomoção de equinos. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Bandeirantes, das disciplinas Cirurgia de Grandes Animais, técnica cirúrgica veterinária e anestesiologia veterinária. Atua como responsável pelos serviços de cirurgia de grandes de grandes animais e endoscopia equina do hospital veterinária da UENP. Possui interesse em áreas como sistema locomotor de equinos, com ênfase em biomecânica da locomoção, enfermidades do sistema locomotor, casqueamento e ferrageamento corretivo e estudo cinético e cinemático da locomoção, sistema respiratório de equinos, endoscopia das vias aéreas superiores dos equinos e gastroscopia equina, e enfermidades do trato gastrointestinais de grandes animais.

Bruna Fonseca Matias, Universidade Pitágoras Unopar

Graduada de Medicina Veterinária pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), campus Arapongas - Pr. Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em inspeção do abate de Bovinos e Suínos, além de Produção e Reprodução de Ruminantes. Mestranda em Saúde e Produção de Ruminantes sob orientação do Professor Doutor Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho.

José Victor Pronievicz Barreto, Universidade Pitágoras Unopar

Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade Norte do Paraná. Atua na área de pesquisa e desenvolvimento científico com ênfase em Neonatologia, Clínica-Cirúrgica e Produção de Ruminantes. Membro Integrante do Grupo de Estudos em Ruminantes - Unopar (G.E.R). Aluno voluntário de Iniciação Científica pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, durante o periodo de 2016-2017, como projeto intitulado "Soroprevalência de aglutininas anti-Leptospira ssp. em ovinos na região Norte Central do Paraná" orientado pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho. Aluno Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Nacional do Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP), durante o período de 2017-2018 com o projeto intitulado "Avaliação da Vitalidade de Cordeiros Recém-Nascidos Puros de Origem da Raça Suffolk e o Método APGAR modificado", orientado pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho.

Simone Fernanda Nedel Pértile, Universidade Pitágoras Unopar

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: estimação de parâmetros genéticos em frangos de corte, associação e seleção genômica em ovinos de corte e em dados simulados.

Gustavo Rodrigues Queiroz, Universidade Pitágoras Unopar

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Norte do Paraná (2005). Concluiu Residência em clínica médica, cirúrgica e reprodução de grandes animais pela Universidade Estadual de Londrina (2006-2008). É doutor em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina.

Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho, Universidade Pitágoras Unopar

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1990), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor titular de Clínica Médica de Ruminantes da Universidade Norte do Paraná e docente do Programa Strictu Sensu (Mestrado) em Saúde e Produção de Ruminantes, da Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos, ovinos, caprinos, imunominerais, resistência antihelmíntica, afecções podais, mastite, doenças metabólicas e PNCEBT. Perito Judicial. Inspetor Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - ARCO.

Downloads

Publicado

14-12-2018

Como Citar

1.
Armando de Azevedo Souza F, das Chagas Goulart J, Constantino Patelli TH, de Paiva Porto E, Bianconi Rosa VBBR, Fonseca Matias B, Pronievicz Barreto JV, Nedel Pértile SF, Rodrigues Queiroz G, Coelho da Cunha Filho LF. Ocorrência de lesões podais e graus de claudicação em vacas lactantes da raça Jersey mantidas em sistema free-stall e semiconfinamento. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 14º de dezembro de 2018 [citado 20º de abril de 2024];16:1-7. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/e163006