O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Autores

  • Carlos Augusto Parchen PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v5i1.9624

Resumo

A necessidade da atuação dos profissionais de Ciências Agrárias nasce com os primórdios da agricultura, quando as atividades de produção dos alimentos foram baseadas nos recursos naturais disponíveis para cada coletividade. Com o contínuo crescimento da população, aumentava a necessidade de produção de alimentos, o que era conseguido pelo contínuo aumento das áreas cultivadas. No entanto, durante séculos, o produtor rural, com seu trabalho, acumulou conhecimentos do como produzir alimentos, que se constituíram num saber agrícola, repassado a cada geração. Embora esse sistema fizesse com que muitas das fundamentações teóricas sobre as práticas agrícolas utilizadas fossem equivocadas, ocorria o aperfeiçoamento do processo produtivo, sendo vários dos aspectos desse conhecimento validados e reproduzidos ainda nos dias atuais, tais como a escolha dos melhores solos, o pousio, a utilização de leguminosas, as rotações, as reciclagens, os sistemas integrados de produção animal e vegetal (CAVALLET, 1999).

O modelo de produção baseado no processo histórico, no entanto, mostrou-se incapaz de suprir as crescentes demandas, o que, aliado ao mercantilismo, iniciado no século XVI, possibilitou que a agricultura passasse de uma atividade meramente de sustentação da sociedade para transformarse em atividade comercial com busca de lucro. Em decorrência, com o avanço dos conhecimentos em diferentes áreas e a estruturação crescente do capitalismo, foi possível o surgimento, no início do século XIX, da Agronomia como um ramo das ciências naturais que buscava estudar cientificamente o desenvolvimento da agricultura. Caberia à Agronomia a atribuição de pensar, com base em um saber científico, na agricultura e suas relações. Com isso, o domínio do saber agrícola, até então acumulado no homem do campo, foi se deslocando para os meios intelectuais e incorporado na tecnologia, restando ao produtor rural meramente a execução das atividades de produção (CAVALLET, 1999).

Desde seu surgimento no Brasil, como ciência, a Agronomia, em cerca de dois séculos, contribuiu de maneira decisiva na alteração das formas de produção na agricultura. No enfoque do seu objetivo principal, dentro dos pressupostos que estruturaram a sua criação e organização como ciência, que era a viabilização da produção agrícola em quantidades e preços adequados ao comércio capitalista, atingiu amplamente seus objetivos (CAVALLET, 1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-01-2007

Como Citar

1.
Augusto Parchen C. O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de janeiro de 2007 [citado 20º de abril de 2024];5(1):85-90. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/9624

Edição

Seção

Temas contemporâneos