Histomonose em pavão (Pavo cristatus)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2021.19201

Palavras-chave:

Aves. Cabeça negra. Histomonas. Nematoide.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi descrever um caso de histomonose em pavão (Pavo cristatus), como também os métodos de diagnóstico e as alterações macroscópicas e histopatológicas características desta doença. Um pavão criado extensivamente em uma propriedade, e em contato com outras aves, foi encaminhado morto ao Laboratório de Patologia Animal do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, PR. Durante a necropsia, verificou-se que o ceco apresentava serosa com áreas hemorrágicas multifocais e que o fígado exibia leve aumento com áreas levemente pálidas multifocais. Fezes e fragmentos dos órgãos foram coletados e encaminhados para a análise. No exame coproparasitológico notou-se a presença de ovo de Heterakis gallinarum, hospedeiro paratênico do Histomonas meleagridis. No intestino foram identificadas lesões em forma de placas circulares firmes, com bordas brancacentas e enegrecidas; no fígado, áreas levemente pálidas. Na análise histopatológica determinou-se hepatite com necrose hepática, necrose e ulceração do ceco, sendo estas lesões características de histomonose.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Nery dos Reis, Centro Universitário Integrado de Campo Mourão

Discente de Medicina Veterinária, Centro Universitário Integrado, Campo Mourão/PR. 

Joana Cristina Smaha de Jesus Lima, Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, Universidade Federal do Paraná (UFPR - Setor Palotina)

Discente de Medicina Veterinária, Centro Universitário Integrado, Campo Mourão/PR.

Thais Lara das Neves Nogueira, Centro Universitário Integrado de Campo Mourão

Discente de Medicina Veterinária, Centro Universitário Integrado, Campo Mourão/PR.

Roberta dos Santos Toledo, Centro Universitário Integrado de Campo Mourão

Docente de Medicina Veterinária, Centro Universitário Integrado, Campo Mourão/PR.

Monique Togni, Centro Universitário Integrado, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Campus Santiago)

Docente de Medicina Veterinária, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago/RS.

Downloads

Publicado

25-01-2021

Como Citar

1.
Nery dos Reis G, Smaha de Jesus Lima JC, das Neves Nogueira TL, dos Santos Toledo R, Togni M. Histomonose em pavão (Pavo cristatus). Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 25º de janeiro de 2021 [citado 28º de março de 2024];19:1-4. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/27576

Edição

Seção

Relato de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)