Acidente por picada de abelha africanizada em dois equinos

Autores

  • Joana Cristina Smaha de Jesus Lima Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Monique Togni Martins Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Francisco Augusto Ricci Catalano Centro Universitário Integrado (CEI); Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2)

DOI:

https://doi.org/10.7213/2596-2868.2020.18504

Palavras-chave:

Cavalo. Intoxicação histamínica. Apitoxina.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever as alterações clínicas, anatomopatológicas e tratamento de dois equinos que sofreram múltiplas ferroadas de abelhas africanizadas. Duas éguas, uma Quarto de Milha (pelagem Baio Amarilho) e outra mestiça (pelagem Tobiano), ambas pesando aproximadamente 400 kg, sofreram um ataque por abelhas na área rural da cidade de Campo Mourão, Paraná, sul do Brasil. Os animais apresentavam múltiplos ferrões distribuídos pelo corpo, ambos tiveram edema de face, salivação, dispneia, incoordenação motora, nistagmo (égua tobiano) e mudanças no nível de consciência. No tratamento inicial foi realizada fluidoterapia com solução de ringer lactato e administrado prometazina, dexametazona e dimetilsulfóxido. As éguas responderam ao tratamento inicial revertendo o quadro neurológico cinco horas após o início do tratamento, porém a égua mais ferroada veio a óbito em 12 horas. Na necropsia, o fígado ao corte apresentava coloração amarelo dourada e o rim estava acentuadamente vermelho escuro com pontos enegrecidos no córtex renal. A laringe apresentava edema difuso acentuado de glote. O encéfalo apresentava avermelhamento difuso acentuado com achatamento dorso ventral das circunvoluções. No exame histopatológico, as lesões mais marcantes foram nos rins. O diagnóstico de crise hemolítica de origem tóxica e de intoxicação histamínica de ambos os animais foi baseado nos ferrões encontrados na pele dos animais, associados aos sinais clínicos e achados post mortem no equino que veio a óbito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Cristina Smaha de Jesus Lima, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Medicina Veterinária, pelo Centro Universitário Integrado de Campo Mourão - PR. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Setor Palotina. Linha de Pesquisa: Patologia Animal. Discente no Programa de Pós Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina.

 

Monique Togni Martins, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Médica Veterinária formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra e doutora em Ciências Veterinárias com área de concentração em Patologia e Patologia Clinica Veterinária através do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da UFSM - RS. Patologista com experiência laboratorial em necropsias, histopatológico e citologia. Atuou como docente durante três anos no Centro Universitário Integrado (Paraná) e atualmente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no município de Santiago, Rio Grande do Sul. Possui experiência docente nas áreas de Anatomia dos Animais Domésticos, Fisiologia animal, Patologia Animal, Histologia e Ornitopatologia.

Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no município de Santiago, Rio Grande do Sul.

Francisco Augusto Ricci Catalano, Centro Universitário Integrado (CEI); Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Camilo Castelo Branco (2005-2009). Possui pós-graduação Lato Sensu em Medicina Veterinária na área de concetração  Biotécnologia da Reprodução em Bovinos, no Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP. Cursou programa de aprimoramento profissional de Fevereiro de 2010 á Janeiro de 2012, na área de clínica médica e cirúrgica de grandes animais no Hospital Veterinário Dr.Halim Atique. Possui pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(UNESP)- Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba pelo programa de pós-graduação em Ciência Animal (Fisiopatologia Médica e Cirúrgica), sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Claudio Nogueira Mendes. Atualmente é docente do Centro Universitário Integrado - CEI (PR), ministrante das disciplinas Clínica Médica de Grandes Animais, Semiologia, Toxicologia e Fisiologia dos Animais Domésticos II e doutorando na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba pelo programa de pós-graduação em Ciência Animal, sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Vicente Michelotto Junior.

 

Docente no Centro Universitário Integrado - CEI e pesquisador no Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia IN2, Campo Mourão - PR.

Downloads

Publicado

11-09-2020

Como Citar

1.
Smaha de Jesus Lima JC, Martins MT, Ricci Catalano FA. Acidente por picada de abelha africanizada em dois equinos. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 11º de setembro de 2020 [citado 18º de abril de 2024];18:1-6. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/27385

Edição

Seção

Relato de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)