Mucocele salivar em bovino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2596-2868.2020.18501

Palavras-chave:

Ruminante. Glândula salivar. Obstrução de ducto. Marsupialização da rânula.

Resumo

Mucocele é o acúmulo de saliva no tecido subcutâneo adjacente a uma glândula ou ducto salivar, ocasionando uma obstrução ou ruptura. Tal enfermidade é considerada rara na clínica médica de ruminantes, tendo poucos relatos na literatura. Esse trabalho tem por objetivo relatar um caso de mucocele salivar de glândula sublingual direita em um bovino, macho, mestiço, 1,5 anos, 250 kg, escore de condição corporal 2 (1 a 5). A queixa principal descrita pelo proprietário no atendimento clínico era de um aumento de volume no espaço intermandibular e sublingual, o qual dificultava a alimentação do animal há seis meses, resultando em emagrecimento progressivo. Após exame clínico e complementar, o diagnóstico definitivo foi de mucocele da glândula sublingual direita. O tratamento desta foi por meio da técnica cirúrgica de marsupialização da rânula, usualmente realizada em pequenos animais (cães e gatos), a qual objetivou drenar o acúmulo de saliva e evitar que se acumulasse novamente. O procedimento cirúrgico realizado teve sucesso e não houve recidiva até o animal ter sido destinado ao abate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Link, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Toledo; Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus São Miguel do Oeste.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná - UNISEP (2015). Possui especialização em Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Animais de Fazenda (PUCPR- Campus Toledo - 2016-2018). Atualmente faz parte do programa de mestrado em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul (Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Realeza) e atua como docente das disciplinas de Clínica de Ruminantes, Clínica Cirúrgica de Grandes Animais, Clínica de Equinos e Semiologia I na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC - Campus São Miguel do Oeste).

Gabriela Anghinoni, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Toledo

Médica Veterinária autônoma, trabalha com clínica, cirurgia e reprodução de bovinos.

Anabella Mira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2005). Participou durante dois anos do programa de treinamento em Medicina Veterinária (residência) HV-UFPR, na área da Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais (2006-2008). É mestre em Ciências Veterinárias pela UFPR, na área de Clínica, Cirurgia e Patologia Veterinária. Pós-graduada (Lato sensu) em Acupuntura pelo Instituto Ibrate. Pós-graduada (Lato sensu) em Ortopedia Veterinária, pelo Instituto Qualittas. Foi professora de Clínica Cirúrgica, Patologia Cirúrgica, Técnica Cirúrgica e Semiologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Toledo-PR).

Ciro Meirelles

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília (2005), concluiu o Programa de Residência em Medicina Veterinária pela PUCPR em 2006 e é Mestre em Ciências Veterinárias, com estudos na área de Reprodução Animal, pela UFPR (2008). Tem experiência na área de clínica, cirurgia e reprodução de ruminantes. É sócio fundador de uma empresa de consultoria especializada em gestão pecuária (Leite-Maxi) e presta assistência à propriedades de bovinos de corte e leite. Foi professor de reprodução animal, produção de bovinos e melhoramento genético nas seguintes instituições de ensino: Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Centro Universitário FAG; e Instituto Qualittas de pós-graduação.

Tiago Andre Frigotto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Toledo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2010) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Toledo, e Médico Veterinário prestador de serviços à propriedades leiteiras. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal, e na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação de Ruminantes.

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

1.
Link A, Anghinoni G, Mira A, Meirelles C, Frigotto TA. Mucocele salivar em bovino. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de janeiro de 2020 [citado 19º de abril de 2024];18:1-5. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/25354

Edição

Seção

Relato de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)