A dimensão pedagógica do diálogo: encontros e reencontros no caminho de uma fraternidade sororal

Autores

  • Raquel de Fátima Colet

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a9n14p9-17

Palavras-chave:

Pedagogia do diálogo. Sororidade. Fraternidade. Educação.

Resumo

As relações em um mundo plural colocam em evidência a necessidade e a urgência do diálogo. Este, por sua vez, não se resume a uma prática externa que envolve códigos linguísticos e simbólicos, mas afeta as identidades em relação. Tal premissa permite pensar a dialogicidade como uma experiência aprendente, na qual os sujeitos e contextos vão se transformando à medida em que protagonizam autênticos encontros e reencontros. Como princípio que sustenta a proposta de uma pedagogia do diálogo, o horizonte da fraternidade e sororidade orienta para uma educação das individualidades que considera a interdependência e a corresponsabilidade entre humanidade, natureza e sociedade. Enquanto processos vitais, as aprendizagens envolvidas consideram, sobremaneira, o cotidiano, bem como o engajamento de todos e todas na tessitura de processos que se sustentam na escuta atenta, ativa e permanente. Nesse percurso, as tradições religiosas e espiritualidades oferecem um contributo singular ao tempo que atuam como mobilizadoras de experiências e narrativas que integram interioridade e solidariedade.

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Publicado

19-07-2021

Como Citar

Colet, R. de F. (2021). A dimensão pedagógica do diálogo: encontros e reencontros no caminho de uma fraternidade sororal. Caminhos De Diálogo, 9(14), 9–17. https://doi.org/10.7213/cd.a9n14p9-17