A grandeza do testemunho profético em uma sociedade fraturada e em reformas

Autores

  • José Aguiar Nobre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

A atualidade fraturada reivindica um urgente testemunho profético. A humanidade evidencia descaminhos gritantes. Grita pela grandeza do testemunho profético. Existem pessoas atuando em muitas frentes, contribuindo para preencher as lacunas causadas pelas fraturas do mundo hodierno. Elas apontam os caminhos das reformas políticas, religiosas e sociais. Exemplo disso são os manifestos, as cartas e os documentos escritos coletivamente como gestos proféticos, corajosos e de resistência aos desmandos e retrocessos. Elas são capazes de ressaltar a grandeza e importância do testemunho profético. Como fazer com que os feitos dessas pessoas possam ter ecos eficientes no mundo hodierno? Ex, 22,20-26 torna-se um texto inspirador no combate à exploração, ao ressaltar a misericórdia divina em prol dos desfavorecidos. Mediante uma reflexão sobre as interfaces religiosas, o objetivo do presente trabalho é ressaltar a necessidade de o ser humano contribuir cada vez mais para ser protagonista do diálogo e do encontro com o diferente. Os resultados indicam que, somente por meio da grandeza do testemunho profético, a humanidade será capaz de favorecer a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aguiar Nobre, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral, pela Puc-RJ. Mestre em Educação, pela Puc-Campinas. Bacharel e Licenciado em Filosofia. Bacharel em Teologia. Foi Diretor do Instituto Estigmatino de Filosofia, em Campinas. Leciona Antropologia Teológica na “Escola Diaconal São Felipe” e Cristologia no IAFF, ambos na Arquidiocese de Curitiba. É membro da SOTER, ANPED, FINEDUCA E ALFE. Além das pesquisas em Financiamento, Gestão Educacional e Formação de Professore, tem pesquisado sobre a Revelação Divina; Patrística; Cristologia e Antropologia Teológica. É pároco/reitor no Santuário N. Sra. de Lourdes em Curitiba/PR. Endereço Postal: Praça Itália, 183 – Jd. Botânico. Curitiba/PR. Cep.: 80210-180. E-mail: [email protected].

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO (FINEDUCA). CARTA DE NATAL. Disponível em: http://www.fineduca.org.br/2017/09/11/carta-de-natal-v-encontro-fineduca/. Acesso em: 16 nov. 2017.

CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL. Nota de Solidariedade. Disponível em: http://www.crbnacional.org.br/site/nota-de-solidariedade/. Acesso em: 10 dez. 2017.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Nota da CNBB sobre a Reforma da Previdência. Disponível em: https://noticias.cancaonova.com/brasil/nota-da-cnbb-sobre-reforma-da-previdencia/. Acesso em: 15 nov. 2017.

DICIONÁRIO OXFORD. In. ESTADÃO. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,pos-verdade-e-eleita-palavra-do-ano-por-dicionario-oxford,10000088825. Acesso em: 30 nov. 2017.

FRANCISCO. Laudato si: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus/Loyola, 2015.

JESUÍTAS DO BRASIL. Jesuítas: manifesto sobre a situação do Brasil. In. Dom total. Disponível em: http://domtotal.com/noticia/1175389/2017/07/jesuitas-manifesto-sobre-a-situacao-do-brasil. Acesso em: 30 nov. 2017.

MÜLLER, Andreas. Deus do Olimpo: impulsivos, ciumentos e humanos demais. In. Super Interessante. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/por-dentro-do-olimpo. Acesso em: 09 dez. 2017.

NOBRE, José Aguiar. A revelação divina hoje: uma percepção do agir de Deus na história a partir do pensamento de Andrés Torres Queiruga. Tese (doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.

NOVA BÍBLIA PASTORAL, São Paulo: Paulos, 2014.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. In. BBC Brasil. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-39243234. Acesso em: 09 dez. 2017.

PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da doutrina social da Igreja. Trad. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 7.ed. São Paulo, 2011.

TORRES QUEIRUGA, A. Creio em Deus Pai: o Deus de Jesus como afirmação plena do humano. Trad. I. F. L. Ferreira. São Paulo: Paulus, 1993.

TORRES QUEIRUGA, A. Recuperar a criação: por uma religião humanizadora. Trad. João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1999.

TORRES QUEIRUGA, A. Repensar a revelação: a revelação divina na realização humana. Trad. Afonso Maria Ligorio Soares. São Paulo: Paulinas, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Nobre, J. A. (2019). A grandeza do testemunho profético em uma sociedade fraturada e em reformas. Caderno Teológico Da PUCPR, 4(1). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/cadernoteologico/article/view/25187