LEVINAS E KANT: UM ESTUDO A PARTIR DA AUTONOMIA E HETERONOMIA

Autores

  • Silvestre Grzibowski Universidad Pontifícia de Salamanca - Espanha

DOI:

https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2536

Resumo

Este estudo reúne o pensamento de dois grandes fi lósofos que são apreciados pela crítica fi losófi ca, Levinas e Kant. Sendo dois ícones da história da Filosofi a, o pensamento é extremamente complexo e vasto. Habitualmente estes dois grandes pensadores são mencionados pela similaridade dos temas que desenvolveram, ou seja, a moral, ética e religião. Nesta pesquisa levarei em consideração estes pontos no segundo momento, já que no primeiro estarei focado na constituição do sujeito. Lembro que, a finalidade desta pesquisa não é fazer um estudo comparativo, mas a forma como os fi lósofos desenvolveram seus pensamentos sobre a autonomia e a heteronomia. Assim, aparecerão alguns pontos convergentes e divergentes. O sujeito kantiano é constituído por uma vontade autônoma. A autonomia da razão pode determinar-se e atuar à base dos imperativos. Kant estabelece a moral (razão) como fundamento para a relação do indivíduo com Deus, de modo que a religião e Deus estão subordinados à autonomia da razão prática, por isso o seu projeto, a religião dentro dos limites da razão. Já Levinas, um judeu pensador inspirado na filosofia grega e na literatura talmúdica, defende que a relação com o totalmente outro está alicerçada na heteronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHALIER, C. Pour une morale au-delà du savoir. Kant et Levinas. Paris: Editions Albin Michel S.A., 1998.

DELBOS, V. La philosophie pratique de Kant. Paris: Presses Universitaires de France, 1969.

FORTHOMME, B. Une philosophie de la transcendance. La méthaphysique d’Emmanuel Lévinas. Paris: La Pensée Universelle, 1979.

GONZALEZ, R. A. G. ¿Intuición o Responsabilidad? La constitución ética de la subjetividad en E. Levinas. In: SEMINARIO DE METAFISICA, 19., 1984, Madrid. Anales... Madrid: Seminario de Metafi sica, 1984.

GREEF, J. Éthique, réfl exion et histoire chez Levinas. Revue philosophique de Louvain, v. 67, n. 8 , p. 431-460, 1969.

IGREJA CATÓLICA. Papa. Benedicto XVI. Spe Salvi: carta encíclica. Madrid: Biblioteca de autores cristianos, 2007. Documentos pontifícios.

KANT, I. Fundamentación de la metafísica de los costumbres. Tradução de M. García Morente. Méjico: Porrúa, 1975.

KANT, I. La religión dentro de los límites de la mera razón. Tradução de José María Quintana Cabanas. Barcelona: PPU, 1989.

LACROIX, J. Panorama de la philosophie française contemporaine. Paris: Presses Universitaires de France, 1966.

LEVINAS, E. Totalité et Infi ni: essai sur l’extériorité. Den Haag: M. Nijhoff, 1961.

LEVINAS, E. Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. Den Haag: M. Nijhoff, 1974.

LEVINAS, E. Hors sujet. Montpellier: Fata Morgana, 1987.

LEVINAS, E. Dieu, la mort et le temps. Paris: L’Herne, 1991.

POCHE, F. Chronique d’éthique, analyse du livre de Catherine Chalier Pour une morale au-delà du savoir, Kant et Levinas. Revue d’éthique et de théologie morale Le supplément, v. 17, n. 9, p. 19-23, 1998.

Downloads

Publicado

2010-05-03

Como Citar

Grzibowski, S. (2010). LEVINAS E KANT: UM ESTUDO A PARTIR DA AUTONOMIA E HETERONOMIA. Revista De Filosofia Aurora, 22(31), 545–556. https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2536

Edição

Seção

Fluxo contínuo