ERASMO DE ROTERDAM E A EDUCAÇÃO HUMANISTA CRISTÃ
Resumo
Ratione Studii, (Sobre um Plano de Estudo) que consiste em um
plano de ensino para jovens na idade de quatorze a quinze anos.
O conhecimento do latim, do grego e do hebraico é indispensável
para a aquisição de uma boa educação. Os autores gregos e latinos
elaboram a grade curricular que deve constituir o estudo do
príncipe: filosofia, moral, religião e ciências naturais. O Humanista
Cristão também escreve Declamatio de Pueris Statim ac Liberaliter
Instituendis (Declamação sobre a Educação permanente das
Crianças com Benevolência) para ensinar crianças de dois a três
anos de idade. Essa obra propõe uma educação liberal, com doçura
e graça, misturada de alegria e variedades. O preceptor deve saber
como respeitar a criança, sua natureza e potencialidades.
Texto completo:
PDFReferências
AGOSTINHO. O livre-arbítrio. Tradução de Nair de Assis Oliveira. São Paulo:Paulus, 1995;
ÉRASME. Adage. Il faut donner trés tôt aux enfants une education libérale.
Tradução de Jean-Claude Margolin. Paris: Robert Laffont, 1992a;
______. Le plan des Études. Tradução de Jean-Claude Margolin. Paris: Robert Laffont, 1992b;
______. La complainte de la Paix. Trad. Tradução de Jean-Claude Margolin.
Paris: Robert Laffont, 1992c;
______. Hâte-toi lentement. Tradução de Jean-Claude Margolin. Paris: Robert
Laffont, 1992d;
FAYE, E. Philosophie et Perfection de L’Home. Paris: Vrin 1998;
HALKIN, L. ERASME. Paris: Fayard, 1987;
LUBAC, H. Surnaturel. Paris: Desclée de Brouwer, 1991;
NASCIMENTO, S. Erasmo e Lutero: distintas concepções de livre-arbítrio.
227 f. Tese (Doutorado em filosofia) – Faculdade de Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006;
______. Erasmo de Roterdam: Paz e Guerra sob o Humanismo Cristão. 2001. 125 f. Dissertação (Mestrado em filosofia) – Faculdade de Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001;
Bibliografia complementar
BAINTON, R. .H. Erasmo da cristandade. Tradução de Regina S. Costa
Ramalho. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1988;
BATAILLON, M. Erasmo y España. Tradução de Antonio Alatorre. México:
Fondo de Cultura Econômica, 1996;
CROUZEL, H. Théologie de l’image de Dieu chez Origène. Paris: Aubier,
;
FEBVRE, L. Le problème de l’incroyance au 16 siècle. Paris: Albin Michel,
;
GARIN, E. L’éducation de l’homme moderne 1400-1600. Tradução de
Jacqueline Humbert. Paris: Plueriel, 1968;
GALIBOIS, R. Liberté et Unité dans l’Église. Québec: Cosmos, 1971;
HALKIN, L. Érasme et l’Humanisme Chrétien. Paris: Universitaires, 1969;
HAUSER, H; RENAUDET, A. et al. Les débuts de l’âge moderne. Paris:
PUF, 1946;
JAEGER, W. Cristianismo primitivo y paidéia griega. Tradução de Elsa
Cecilia Frost. México: Fondo de Cultura Económica, 2001;
MARGOLIN, J. C. Guerre et Paix dans la pensée d’Érasme: Introdução,
seleção de textos, comentários e notas. Paris: Aubier Montaigne, 1973.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v19i24.2179
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.