Programa Estadual de Mobilidade Urbana do Governo do Estado de Pernambuco (PROMOB): políticas públicas inovadoras ou repetição das práticas realizadas no passado?

Autores

  • Alexandre Hochmann Béhar Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
  • Débora Coutinho Paschoal Dourado Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Políticas públicas, PROMOB

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se pela proposição de uma compreensão a respeito da principal e mais recente política pública voltada para mobilidade urbana implementada pelo Governo do Estado de Pernambuco, denominada Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB), bem como de sua contextualização e análise em face das políticas públicas, voltadas para o mesmo fim, implementadas pelos governos anteriores. Tal estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa básica, apoiada em análise de documentos publicados tanto pelo próprio estado quanto por outros atores inseridos nessa sociedade, como a imprensa e organização da sociedade civil. Como ferramenta de análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados obtidos, a partir do detalhamento de cada um dos nove projetos associados ao Programa, distribuídos em 11 categorias analíticas, indicam que, contrariamente ao discurso dos governantes e de alguns atores da sociedade civil, relativamente pouco está sendo feito de maneira efetiva, diferente das políticas públicas de mobilidade urbana realizadas pelos governos anteriores na mesma região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Hochmann Béhar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

doutorando em Administração

Débora Coutinho Paschoal Dourado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

doutora em Administração

Downloads

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Hochmann Béhar, A., & Coutinho Paschoal Dourado, D. (2017). Programa Estadual de Mobilidade Urbana do Governo do Estado de Pernambuco (PROMOB): políticas públicas inovadoras ou repetição das práticas realizadas no passado?. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 7(3), 354–367. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5185

Edição

Seção

Artigos