FORMAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL E DINÂMICAS URBANO-REGIONAIS NO RIO GRANDE DO NORTE: o lugar da região metropolitana de Natal

Autores

  • Cilene Gomes Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Formação sócio-espacial, Rio Grande do Norte, Urbanização, Regionalização

Resumo

Adotando a categoria de formação sócio-espacial (Milton Santos), um estudo das relações entre espaço e sociedade no curso da história do desenvolvimento do Rio Grande do Norte foi empreendido com o objetivo geral de identificação dos nexos socioeconômicos, demográficos e espaciais que constituem as diferentes dinâmicas urbano-regionais do Estado, e com o objetivo específico de atribuir à região metropolitana de Natal o seu devido lugar, enquanto núcleo estruturador dessas dinâmicas. Nessa busca, um destaque foi dado à análise do perfil da urbanização, que não apenas revela algumas características da evolução da rede urbana do Estado, como possibilita que sejam entrevistos os contornos de sua regionalização. A título de conclusão, pode-se observar, entre outros aspectos significativos, o acentuado contraste entre o desenvolvimento técnicoeconômico do Estado, nas últimas décadas, e as condições precárias da vida de grandes parcelas da sociedade, o que se rebate espacialmente, em uma fraca divisão territorial do trabalho, em uma rede urbana desequilibrada e com apoio em um muito pequeno número de cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Gomes, C. (2017). FORMAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL E DINÂMICAS URBANO-REGIONAIS NO RIO GRANDE DO NORTE: o lugar da região metropolitana de Natal. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 1(2), 151–161. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/4291

Edição

Seção

Artigos