Mobilidade e a atração de viagens de ônibus da área central de Belo Horizonte

Autores

  • Daniela Antunes Lessa Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
  • Carlos Lobo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Mobilidade. Centralidades. Área Central. Ônibus.

Resumo

As questões que envolvem o planejamento e a gestão do espaço urbano têm relação direta com o sistema de transportes. Existe uma interdependência entre crescimento urbano e a demanda por mobilidade, de maneira que deficiências de transportes interferem diretamente no cotidiano da população. Com base em métodos de análise espacial e no uso de ferramentas disponíveis em SIGs, avaliou-se para o caso de Belo Horizonte o nível de centralização e o poder de atração de viagens exercido pela área central, tendo como base os fluxos identificados nas últimas duas pesquisas “Origem e Destino”. Diferentemente dos estudos que sugerem um forte processo de descentralização e rompimento do tradicional modelo centro-periferia, os resultados apresentados nesse trabalho indicam que a estrutura espacial de Belo Horizonte se manteve altamente concentrada na área central, embora novos fluxos pareçam convergir para novas centralidades no município.

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Biografia do Autor

Daniela Antunes Lessa, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Engenheira Civil e Doutora em Geografia. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Departamento de Engenharia Civil (DECIV) Ouro Preto – MG/Brasil

Carlos Lobo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Geógrafo e Doutor em Geografia. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Departamento de Geografia - Instituto de Geociências (IGC) Belo Horizonte – MG/Brasil

 

 

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Como Citar

Lessa, D. A., & Lobo, C. (2020). Mobilidade e a atração de viagens de ônibus da área central de Belo Horizonte. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 12. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26529

Edição

Seção

Artigos